Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pescadora profissional de Camisão realiza sonho de ter a CNH aos 53 anos - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Cotidiano

Pescadora profissional de Camisão realiza sonho de ter a CNH aos 53 anos

Maria Tereza de Oliveira encontra liberdade e autonomia através da conquista da carteira de habilitação

Por João Paulo Ferreira | 13 dezembro, 2023 - 11:51

Maria Tereza de Oliveira, uma pescadora profissional de 53 anos, torna-se um símbolo de determinação ao conseguir sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) através do programa CNH MS Social, lançado pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

Maria Tereza, residente do distrito de Camisão, em Aquidauana, expressa profunda emoção ao alcançar essa conquista, significando muito mais do que simplesmente poder dirigir. Para ela, a CNH simboliza liberdade e responsabilidade, pois agora pode transportar sua mãe cadeirante e seu filho deficiente intelectual com maior facilidade, principalmente para consultas médicas.

O caminho para Maria Tereza não foi fácil. Ela destacou as barreiras financeiras e os desafios de ser uma mulher mais velha e da área rural, que geralmente não são priorizadas em programas como este. No entanto, sua determinação e a acessibilidade do programa CNH MS Social possibilitaram que ela superasse essas barreiras.

O programa CNH MS Social, uma iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), foi essencial para Maria Tereza e muitos outros. Até o momento, ele já beneficiou candidatos de várias cidades do estado, oferecendo acesso gratuito à primeira habilitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com um investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, o programa cobre todos os custos do processo de habilitação, incluindo aulas teóricas e práticas e taxas do órgão de trânsito.

A história de Maria Tereza reflete a importância de programas de inclusão social que oferecem oportunidades igualitárias, independentemente da idade, gênero ou localização geográfica. A CNH, além de ser um documento, representa uma ferramenta de empoderamento e autonomia para muitos.

Mais Notícias
Pantanal

Agência declara “seca” no Pantanal pela primeira vez na história

14 maio, 2024

Polícia

Adolescente é apreendido acusado de sequestrar bebê e deixar em ‘boca de fumo’

14 maio, 2024

Meio Ambiente

‘Seca-Relâmpago’ é o novo efeito climático que tem causado alarme no Estado

14 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções