Por João Paulo Ferreira | 11 maio, 2020 - 15:04
O prefeito da cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, descumpriu a quarentena decretada em seu país, “furou” o bloqueio do Exército e atravessou a fronteira com o Brasil no último domingo (10).
A ação levou a destituição do comandante da fiscalização e a uma quarentena do prefeito forçada em um hotel. Pedro Juan Caballero fica na fronteira com o Brasil. A cidade paraguaia é vizinha do município sul-mato-grossense de Ponta Porã.
A ação foi gravada. Na imagem, é possível ver o prefeito discutindo fora do veículo com militares. Ele liga para alguém e passa o telefone para um dos soldados. Na sequência, Acevedo entra em seu veículo, espera um cone ser retirado e avança em direção a Ponta Porã.
As fronteiras do Paraguai estão fechadas pelas Forças Armadas desde o dia 18 de março. Entrada e saída no país estão proibidas, só sendo permitidas em casos de emergência de saúde ou para transporte de cargas.
Nesta segunda-feira (11) José Carlos Acevedo, reapareceu na casa dele e recebeu a visita de integrantes do Ministério da Saúde, que a princípio, informou que ele cumpriria a quarentena em casa.
A informação gerou polêmica já que cidadãos paraguaios que chegam ao país durante a pandemia, no caso dos repatriados, não podem ir direto para as residências, eles são obrigados a cumprir um período de 14 dias em hotéis ou albergues.
No fim desta manhã, o Ministério da Saúde, voltou atrás e disse que o prefeito vai seguir o protocolo padrão e que ele cumprirá a quarentena em um hotel de Pedro Juan Caballero.
O presidente paraguaio Abdo Benitez, destituiu o comandante das Forças Armadas, Leonardo Ibarrola, ele era responsável pelas operação de controle da pandemia na região da fronteira. O Paraguai tem 760 casos de covid-19, de acordo com o último boletim epidemiológico.
Dos 196 casos de novo coronavírus confirmados no Paraguai na primeira semana de maio, 170 são procedentes do Brasil. Isso significa que 86,7% dos diagnósticos no início do mês no país vizinho vieram de pessoas que estiveram em solo brasileiro, mostram dados do Ministério da Saúde.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções