Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Prefeita de Sidrolândia sanciona lei que garante distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Interior

Prefeita de Sidrolândia sanciona lei que garante distribuição gratuita de absorventes a mulheres carentes

Programa será custeado com recursos próprios do município

Por Redação | 21 outubro, 2021 - 11:09

A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), sancionou e transformou na lei 2036 o projeto da vereadora Joana Michalski (PSB), aprovado pela Câmara Municipal, que institui no âmbito municipal a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para mulheres de baixa renda, além de estudantes das escolas municipais. A lei será regulamentada em 120 dias com previsão do início da distribuição a partir de 2022. O programa será custeado com recursos próprios do município.

A base para definir o público-alvo que receberá os absorventes é o Cadúnico, onde estão inscritas famílias em vulnerabilidade social. São 9.913 famílias inscritas, sendo que 92,2% são do gênero feminino. Ou seja, até 9.139 mulheres podem ser beneficiadas pelo projeto. O absorvente será incluído na cesta básica (item de higiene pessoal) das 300 famílias atendidas pela Assistência Social.

A prefeita Vanda Camilo inclui no seu programa de Governo ações desta natureza, destinadas a combater a chamada violência menstrual.” Estamos trabalhando para estruturar a clínica da mulher e esta questão da dificuldade de acesso que muitas mulheres têm para comprar absorventes é uma política pública necessária “, comenta a prefeita.

A distribuição de absorventes, segundo a prefeita, é parte de um conjunto de ações que o município desenvolverá com participação de várias secretarias e da Coordenadoria da Mulher, para conscientização sobre o ciclo menstrual, combater a desinformação e tabus a respeito da questão e promover ação integral à saúde da mulher. A falta de recurso para compra de absorventes é apontada como uma das causas para faltas e evasão escolar das estudantes em idade reprodutiva.

 

LEIA TAMBÉM:

– Sidrolândia recebe instrumentos e abrirá inscrição para Orquestra Sinfônica

– Por risco de chuva, secretaria de obras de Dourados fará interdição na Hayel Bon Faker

Mais Notícias
Brasil

MS envia segunda equipe de bombeiros para resgatar vítimas das chuvas no RS

12 maio, 2024

OSM Entrevista

Mulher, mãe e empresária: Priscielly faz sucesso nas redes sociais compartilhando sua rotina de trabalho em casa com as crianças

12 maio, 2024

Educação

Camila Ítavo e Albert Schiaveto vencem eleições para Reitoria da UFMS

11 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções