Por João Paulo Ferreira | 12 setembro, 2024 - 10:29
A Suzano inaugurou na última quarta-feira (11) um novo viveiro de mudas em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul, com foco na sustentabilidade e inclusão social. O viveiro tem capacidade para produzir 35 milhões de mudas de eucalipto por ano e atualmente emprega 130 pessoas, sendo 85% mulheres da região. O número de funcionários deve chegar a 240 em plena operação.
O investimento total na construção foi de R$ 80 milhões. A nova unidade abastecerá a fábrica de celulose da Suzano na cidade, que iniciou operações em julho deste ano. A empresa também opera viveiros em Campo Grande e Três Lagoas, elevando sua capacidade produtiva no estado para 105 milhões de mudas anuais.
Durante a inauguração, a primeira-dama Mônica Riedel destacou a importância da inclusão social promovida pelo projeto. “Mato Grosso do Sul recebe sempre com muito carinho as empresas que aqui se instalam. Tenham certeza que é uma empresa que muito nos orgulha. Como primeira-dama, esta pujança da empresa é importante, mas o que mais toca meu coração é a parte do respeito ambiental e da inclusão social que estão fazendo aqui. Saber que estamos aqui neste viveiro que vim conhecer e 85% são mulheres. São trabalhadoras daqui de Ribas e que tiveram capacitação para mostrar o seu trabalho. Isso é um orgulho enorme”, afirmou.
A estrutura também se destaca pelas práticas ambientais. A Suzano informou que o viveiro utiliza um sistema de irrigação automatizado, captação de água da chuva e tubetes biodegradáveis feitos com compostos orgânicos para reduzir o uso de plásticos. Rodrigo Zagonel, diretor de Operações Florestais da Suzano, disse que o projeto é parte das estratégias ambientais da empresa. “Estamos inaugurando em Ribas do Rio Pardo um dos mais competitivos e sustentáveis viveiros da empresa, que irá colaborar com o abastecimento da nossa fábrica, com a redução de emissões de gases do efeito estufa e ainda com a geração de trabalho e renda no município”, afirmou.
Esaú Aguiar, secretário-executivo da Sequalit, destacou o impacto econômico do novo viveiro. “A inauguração do viveiro coroa uma grande ação de desenvolvimento que o Estado está fazendo na atração de investimentos na área de celulose. Um setor de extrema importância que vem transformando a região como o Vale da Celulose aqui no Estado”, disse.
Após a cerimônia, autoridades locais visitaram o viveiro para conhecer de perto as tecnologias sustentáveis implementadas. A Suzano mantém uma área florestal de 600 mil hectares no Mato Grosso do Sul, sendo 143 mil hectares destinados à proteção ambiental e reflorestamento de matas nativas do Cerrado.
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções