Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Taça Brasil de Futsal em Dourados conhece três classificados à semifinal; Juventude AG dá adeus - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Dourados

Taça Brasil de Futsal em Dourados conhece três classificados à semifinal; Juventude AG dá adeus

Representante sul-mato-grossense e clube sediante precisava de pelo menos um empate para continuar vivo no torneio, mas foi derrotado.

Por João Paulo Ferreira | 29 julho, 2021 - 10:51

Magnus Futsal (SP), Joinville EC (SC) e Cascavel Futsal (PR) estão garantidos na semifinal da 48ª Taça Brasil de Clubes de Futsal – Divisão Especial em Dourados (MS), com o desfecho da quarta rodada, nesta quarta-feira (28).

Adeus – Representante sul-mato-grossense e clube sediante, o Juventude AG precisava de pelo menos um empate para continuar vivo no torneio, mas foi derrotado pelo Joinville (SC) e deu adeus às chances de classificação. No primeiro tempo, o Tricolor catarinense praticamente habitou o campo ofensivo e não tomou grandes sustos. O time de Mato Grosso do Sul começou a emplacar jogadas e a criar oportunidades nos minutos finais. Mas nada de gols na primeira parte.

Com boa troca de passes, o AG melhorou no início da etapa complementar e saiu mais para o ataque. A defesa sólida, com linha de marcação bem montada, entretanto, continuou sendo a característica mais marcante. O Coelho, na base da pressão, conseguiu balançar a rede, provocando erro na saída do Juventude. Caio recuperou bola pelo meio e passou para Fabinho pela ala esquerda, que disparou na saída do goleiro Bigode.

Precisando do empate, o técnico Lucas Chioro decidiu arriscar e colocou todo o time no campo de ataque, além de lançar Lineker como goleiro-linha. Este, a 25 segundos do término, teve a chance de empatar, após receber passe açucarado de Lucas Freitas, mas errou o domínio e deixou a bola escapar para as mãos de Willian. Depois da defesa, o goleiro imediatamente chutou para o gol vazio, sacramentando a vitória do JEC.

“Faltou perna, temos elenco reduzido e viemos de muitos jogos. Pecamos com a falta de atenção”, justificou o ala Lucas Freitas, um dos destaques do Juventude na partida. “Jogos contra grandes equipes é sempre decidido no mínimo detalhe e hoje foi assim. Estávamos buscando o gol e infelizmente acabamos sofrendo”, finalizou.

100% e classificado – Passo Fundo (RS) e Magnus (SP) entraram em quadra determinados a sair com a classificação antecipada no grupo A. Na primeira etapa, o campeão estadual de São Paulo foi melhor. Com maior volume de jogo, por vezes teve os cinco homens no campo adversário. Apesar de inúmeras chances criadas, a bola insistia em não entrar, com boa atuação do goleiro da equipe gaúcha. Do outro lado sorocabano, Djony também garantiu o zero no placar nos primeiros 20 minutos.

O Magnus voltou do intervalo martelando ainda mais o oponente. Tal qual “pedra mole em água dura, tanto bate até que fura”, o ataque da equipe de Sorocaba conseguiu, enfim, furar a meta passo-fundense. Ricardinho chutou cruzado para abrir o placar. No embalo do gol inaugural, o atual campeão invicto da Liga Nacional de Futsal (LNF) achou o segundo. Danilo Baron tocou para Sinoê, que girou em cima do marcador e concretizou com força.

Sinoê marcou mais um, só que contra. O pivô empurrou, de carrinho, contra o próprio patrimônio após tentar interceptar cruzamento rasteiro de Ian: 2 a 1. No fim, Leozinho, livre na segunda trave, recebeu passe rasteiro e só escorou para selar a vitória. Com nove pontos no grupo A e 100% de aproveitamento, o Magnus está assegurado na semifinal e pode até perder na última rodada.

Deu trabalho – O Cascavel Futsal (PR) venceu, mas teve de suar a camisa para superar o valente Abílio Nery (AM) em sua última partida na fase de grupos. O time sulista ficou em apuros com os contragolpes fatais do adversário, que resultaram nos três primeiros gols. A equipe da capital amazônica, apostando na marcação baixa, mostrou sua força ao tirar o zero do placar logo no minuto inicial. Alderilson, o AD, roubou a bola de Gustavinho no círculo central, partiu em direção ao gol e chutou por baixo das pernas de Deivão.

Gustavinho redimiu-se do erro, fez bonita jogada individual pelo flanco esquerdo e deixou Alef na cara do gol, para empatar. A Serpente, todavia, saiu novamente jogando errado. Mais uma vez, o “ladrão” AD leu bem o passe adversário, tomou a bola no meio e presenteou Geannini com lançamento, para finalizar e colocar o Abílio à frente.

De fato, o clube de Manaus estudou bem as principais falhas do Cascavel e encarou com coragem o atual líder geral da LNF. Após mais um troca de passes interceptada, Cleitinho pediu bola pela esquerda e ampliou. A vantagem, no entanto, acabou por aí. O representante paranaense lançou-se ao ataque e, antes do fim do primeiro tempo, diminuiu. Em jogada ensaiada de falta, Humberto encontrou Pintinho no pé do poste, só escorando para o fundo. Faltando menos de 30 segundos para o descanso, Dieguinho cobrou lateral para Roni, que correu por trás da defesa, e deixou tudo igual.

No segundo tempo, o técnico Cassiano Klein colocou Rafinha, que entrou incendiando a partida e logo anotou o seu. Pintinho bateu escanteio na medida para o camisa 55 pegar de primeira, à meia altura, e virar o jogo. Uma das armas da equipe cascavelense, Pintinho serviu Gustavinho, que chegou batendo com potência, cruzado e rasteiro, para morrer no gol: 5 a 3. O adversário do Norte, por outro lado, não estava morto. Após cochilada da defesa do Cascavel, Cleyton entrou por trás do último marcador e tocou na saída de Deivão.

Só faltava o dele. Autor de duas assistências, Pintinho matou o jogo, no momento em que a equipe sofria pressão manauara. Pela direita, Gurgel deixou dois oponentes no caminho e deu rolou para o ala arrematar à baliza. Final de jogo: 6 a 4. Com o triunfo, o Cascavel chega a 10 pontos, lidera o grupo B e também avança à semifinal. Agora, espera a definição de seu adversário. Já o Abílio Nery vai lutar na última rodada da fase classificatória para manter o estado na elite da Taça Brasil.

Sem pontuar – A Apaefs/Buybet, outro representante de Mato Grosso do Sul, ainda não sabe o que é marcar gols e somar pontos na Taça, em três jogos. Nesta quarta-feira (28), o time da capital foi superado pela Portuguesa (RJ). A etapa inicial foi equilibrada até o último minuto, quando a Lusa resolveu aprontar.

Após chances seguidas desperdiçadas pela equipe sul-mato-grossense, a representação carioca saiu em vantagem com Tuca, que limpou para o meio e bateu firme, de fora da área. Ainda no embalo, Vinicius aproveitou rebote do goleiro Kelson e ampliou. Fim de jogo: 2 a 0. O resultado positivo lusitano deixa o estado do Rio de Janeiro perto de se manter na Divisão Especial.

Última vaga – Minas Tênis Clube (MG) e Passo Fundo Futsal (RS) fazem duelo decisivo nesta quinta-feira (29), às 13 horas (horário de MS), para definir a última vaga à semifinal. Integrantes do grupo A, ambas as equipes têm seis pontos, mas a gaúcha está à frente, em segundo lugar, pelo critério do gol average (divisão do número de gols marcados pelos sofridos).

Confira os confrontos da última rodada da fase classificatória, nesta quinta-feira (29):

13h: Minas Tênis Clube (MG) x Passo Fundo (RS)
15h: Joinville (SC) x Abílio Nery (AM)
17h: Magnus Futsal (SP) x Apaefs/Buybet (MS)
19h: Juventude AG (MS) x Unidos do Cruzeiro (DF)

A classificação momentânea dos grupos é a seguinte:

Grupo A

Classificação P J V E D GP GC SG  AVE
1 – Magnus (SP)* 9 3 3 0 0 15 5 10 3
2 – Passo Fundo (RS)* 6 3 2 0 1 13 4 9 3.25
3 – Minas Tênis (MG) 6 3 2 0 1 11 5 6 2.2
4 – Portuguesa (RJ) 3 4 1 0 3 5 13 -8 0.38
5 – Apaefs/Buybet (MS) 0 3 0 0 3 0 17 -17 0

 

Grupo B

Classificação P J V E D GP GC SG AVE
1 – Cascavel (PR)* 10 4 3 1 0 21 11 10 1.90
2 – Joinville (SC)* 7 3 2 1 0 12 5 7 2.4
3 – Juventude AG (MS) 3 3 1 0 2 5 9 -4 0.55
4 – Abílio Nery (AM) 1 3 0 1 2 8 12 -4 0.66
5 – ARUC (DF) 1 3 0 1 2 7 16 -9 0.43

*Classificados à semifinal.

Veja também a classificação geral de momento:

Classificação P J V E D GP GC SG AVE
1 – Cascavel (PR) – B 10 4 3 1 0 21 11 10 1.90
2 – Magnus (SP) – A 9 3 3 0 0 15 5 10 3
3 – Joinville (SC) – B 7 3 2 1 0 12 5 7 2.4
4 – Passo Fundo (RS) – A 6 3 2 0 1 13 4 9 3.25
5 – Minas Tênis (MG) – A 6 3 2 0 1 11 5 6 2.2
6 – Juventude AG (MS) – B 3 3 1 0 2 5 9 -4 0.55
7 – Portuguesa (RJ) – A 3 4 1 0 3 5 13 -8 0.38
8 – Abílio Nery (AM) – B 1 3 0 1 2 8 12 -4 0.66
9 – ARUC (DF)** – B 1 3 0 1 2 7 16 -9 0.43
10 – Apaefs/Buybet (MS)** – A 0 3 0 0 3 0 17 -17 0

 * Rebaixados à Primeira Divisão.

Todas as partidas têm transmissão ao vivo pela CBFS TV (clique aqui para acessar), por meio da plataforma streaming da TV NSports.

Mais Notícias
Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Capital

Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa dia 26 em Campo Grande

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções