Por Viviane Freitas | 31 janeiro, 2024 - 7:44
A terça-feira (30) foi marcada por altas temperaturas em grande parte do estado de Mato Grosso do Sul, seguida por um forte temporal durante a tarde no distrito de Quebra Coco, em Sidrolândia, cerca de 100 quilômetros distante de Campo Grande. O temporal deixou pelo menos cinco famílias com suas casas destelhadas e diversos prejuízos materiais, informou a prefeitura de Sidrolândia. A maioria dos moradores afetados reside no bairro Cebola, situado na área mais distante do centro do município.
Houve queda de energia durante o temporal, porém o fornecimento foi restabelecido no início da noite. Além da forte chuva, granizo também foi registrado na região. A prefeitura de Sidrolândia mobilizou uma equipe para prestar assistência às pessoas afetadas e minimizar os danos causados. Na manhã de quarta-feira (31), os trabalhos de auxílio serão intensificados em todo o distrito.
“As ações da equipe incluirão a realização de levantamentos para avaliação de danos, a distribuição de recursos de emergência e o oferecimento de apoio psicossocial aos moradores afetados”, afirmou a Prefeitura de Sidrolândia.
As secretarias municipais atuarão em conjunto para fornecer uma resposta coordenada e eficaz aos moradores afetados pelo temporal. Sidrolândia está entre as 69 cidades de Mato Grosso do Sul que estão sob alerta de tempestade, com previsão de chuvas entre 20 e 50 milímetros, ventos de até 60 km/h e queda de granizo até as 9h (MS) de quarta-feira.
Apesar da previsão inicial de um dia seco, o tempo mudou drasticamente com o surgimento de pancadas de chuva, principalmente no sul do estado. Na noite de terça-feira (30), ainda há possibilidade de pancadas de chuva isoladas, incluindo em Campo Grande, porém de forma passageira.
Enquanto enfrentava o temporal, Mato Grosso do Sul também registrou altas temperaturas e baixa umidade, evidenciando a variação climática característica do estado. Às 14h de terça-feira (30), Maracaju e Jardim foram as cidades mais quentes do país, com temperaturas de 38,8°C e 38,6°C, respectivamente. Maracaju também apresentou a umidade relativa mais baixa do Brasil, registrando 21%, enquanto Jardim teve uma umidade de 22%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda uma umidade relativa do ar entre 40% e 70% para o bem-estar humano.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções