Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação STJ decide que chamar pessoa de 'viadão' é injúria independente da orientação sexual - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Brasil

STJ decide que chamar pessoa de ‘viadão’ é injúria independente da orientação sexual

Acusado alegou que não houve homofobia por a vítima ser heterossexual

Por João Paulo Ferreira | 12 junho, 2024 - 13:38

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o crime de homofobia independe da orientação sexual real da vítima. Os ministros julgaram o recurso de um acusado que chamou seu vizinho de “viadão” e gritou “sai do armário”, argumentando que não cometeu homofobia porque o vizinho é heterossexual.

O incidente ocorreu no Distrito Federal. A vítima relatou que estava em casa quando o vizinho começou a gritar repetidamente termos ofensivos como “giletão” e “sai do armário”. O ofendido registrou um boletim de ocorrência e apresentou um vídeo com os insultos.

O acusado foi denunciado e preso, mas solicitou habeas corpus, argumentando que não tinha a intenção de ofender e que não houve menção à raça ou cor da pele da vítima, que é heterossexual e de cor branca.

O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido que atos homofóbicos podem ser enquadrados como injúria racial equiparada. Os ministros do STJ citaram essa decisão, destacando que a injúria ocorre quando o acusado profere “insultos indiscutivelmente preconceituosos e homofóbicos”, independentemente da orientação sexual da vítima.

A decisão do STJ estabelece que, quando o agressor acredita que a vítima seja homossexual e usa termos pejorativos associados a esse grupo minoritário, ocorre homofobia.

Mais Notícias
Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Esportes

Coxim sedia penúltima etapa do Festival de Praia 2024

10 outubro, 2024

Capital

VÍDEO: Furação de olho? Briga por “presente de Deus” em frente a presídio em Campo Grande viraliza nas redes

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções