Por Viviane Freitas | 22 outubro, 2021 - 15:10
O alerta de tempestade para este fim de semana, divulgado pela meteorologia quando Campo Grande ainda se recupera dos prejuízos causados pelas fortes chuvas, ocorridas entre os dias 14 e 15 de outubro, fez os pedidos de vistorias em árvores dispararem no 193. Foram 164 na última quinta-feira (21) e, segundo a própria corporação, a média é de menos de dez solicitações diárias neste sentido.
“Aumentou o contingente nas ruas desde ontem para baixar esses 164 pedidos. Nesta sexta-feira (22) o número já está em para 141 e aí vai diminuindo de um dia para o outro. Acredito que nunca houve uma quantidade tão grande deste tipo de pedido e estamos trabalhando para atender toda esta demanda em específico”, afirmou o major Fábio Pereira de Lima.
Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), nos 164 chamados a maioria das pessoas informava sobre a previsão da tempestade e, desta forma, pediam a vistoria em árvores ressaltando que elas estavam “quase caindo ou então condenadas”.
Em nota, o Corpo de Bombeiros diz que colocou mais 3 equipes extras e convocou alunos da Academia Bombeiro Militar, totalizando mais 100 militares nas ruas para trabalhar nas quedas e vistorias de árvores.
A capital sul-mato-grossense ainda se recupera da 1ª tempestade, contabilizando prejuízos da ventania que chegou a 94,5 km/h e a média de chuva de 115,5 milímetros, de acordo com a meteorologia. Tudo isto sem falar das milhares de árvores que caíram na cidade e o trabalho para restabelecer a normalidade, algo que envolveu força tarefa com atuação das concessionárias de abastecimento, Defesa Civil e a prefeitura. Só que um novo alerta aponta ainda mais chuva no próximo domingo (24).
Segundo o Climatempo, áreas de instabilidade voltam a espalhar fortes temporais no estado de Mato Grosso do Sul. Os modelos meteorológicos apontam uma combinação de fatores: sistema de baixa pressão atmosférica que se forma entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e uma frente fria que passa na altura do sudeste e canaliza a umidade que vem da região norte e atravessa o estado.
Ao longo do domingo (24), a forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Serão cerca de 75 milímetros na capital sul-mato-grossense. No estado, serão chuvas entre 50 mm e 80 mm.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções