Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Audiência pública discute mudanças na legislação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Audiência pública discute mudanças na legislação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural

Evento aborda Projeto de Lei que visa incentivar a criação e manutenção de RPPNs no Brasil

Por João Paulo Ferreira | 20 outubro, 2023 - 14:19

No próximo dia 26 de outubro, será realizada uma audiência pública intitulada “As Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN) e a necessidade de mudanças na legislação”. O evento tem como objetivo discutir o Projeto de Lei nº 784/2019, proposto pelo atual presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho. A audiência acontecerá a partir das 14h na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados e será transmitida ao vivo no canal oficial da Câmara dos Deputados no YouTube.

A deputada federal Camila Jara (PT/MS), relatora do projeto na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), destaca a importância das RPPNs na conservação da diversidade biológica local. Segundo ela, é preciso que o Estado implemente medidas efetivas para incentivar e valorizar essas áreas. Entre as possíveis ações, a deputada sugere a implementação de políticas de incentivo financeiro, como isenções fiscais e programas de financiamento específicos para proprietários que optem pela criação de RPPNs.

O evento é organizado pela Confederação Nacional das RPPNs e contará com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Homem Pantaneiro, além de especialistas em Direito Ambiental e Tributário e em Ecologia. Entre os convidados estão Alexandre Janólio, advogado especialista em Direito Ambiental e Tributário; Maria Helena Faeng, bióloga e doutora em Ecologia pela USP; e Erich Fischer, biólogo e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas.

As Reservas Particulares do Patrimônio Natural são unidades de conservação que visam proteger áreas de interesse para a conservação da diversidade biológica. Elas são regidas principalmente pela Lei nº 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Esta lei estabelece diretrizes para a criação, gestão e conservação dessas áreas, promovendo a proteção da diversidade biológica em terras privadas através de parcerias entre proprietários e órgãos ambientais. No entanto, críticos argumentam que a legislação atual não oferece estímulos eficazes para que os proprietários de terras criem RPPNs.

Mais Notícias
Cultura

Iolete Moreira lança novo livro de poesia explorando técnica minimalista

9 maio, 2024

Polícia

Homem é assassinado por amigo após bebedeira e uso de drogas no Marcos Roberto

9 maio, 2024

Cultura

Marca de MS ganha destaque em evento de moda no Rio de Janeiro

9 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções