Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Bioparque Pantanal destaca papel de Gaby Amarantos e Rachel Carson no Dia Mundial da Cobra - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Ciência

Bioparque Pantanal destaca papel de Gaby Amarantos e Rachel Carson no Dia Mundial da Cobra

Sucuri e jiboia são símbolos de educação ambiental e conscientização no maior aquário de água doce do mundo

Por João Paulo Ferreira | 16 julho, 2024 - 13:10

Gaby Amarantos demonstrando todo o seu charme – Foto: Bruno Rezende

No Dia Mundial da Cobra, celebrado em 16 de julho, o Bioparque Pantanal destacou a importância de duas de suas moradoras, a sucuri Gaby Amarantos e a jiboia Rachel Carson, que simbolizam a educação ambiental, um dos pilares do empreendimento. Ambas as cobras, que não podem ser reintroduzidas na natureza, vivem em um ambiente que prioriza o bem-estar animal.

O Dia Mundial da Cobra visa conscientizar sobre a importância desses animais na ecologia e desmistificar percepções incorretas. Muitas vezes retratadas como perigosas, as cobras desempenham papéis cruciais nos ecossistemas. Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque, enfatiza que bons aquários prezam pela saúde e bem-estar dos animais, além de serem ferramentas educativas poderosas.

Gaby Amarantos: a sucuri-verde que encanta visitantes

Gaby Amarantos, uma sucuri-verde vinda do Pará, chegou ao Bioparque antes de sua inauguração e rapidamente se tornou uma das principais atrações. Incapaz de retornar ao seu habitat natural, Gaby vive em um recinto que simula seu ambiente original, com água, pedras, areia, vegetação e uma toca de refúgio. Ela é cuidada por uma equipe de biólogos, veterinários e zootecnistas que monitoram sua saúde e bem-estar.

Um dos aspectos importantes do manejo de Gaby é o banho de sol, conforme explica a bióloga-chefe Carla Kovalski. Estratégias são aplicadas para minimizar o estresse durante esse processo, fazendo com que Gaby associe a atividade a algo positivo. O ambiente aberto oferece estímulos sensoriais que permitem à sucuri expressar comportamentos naturais.

Rachel Carson: a jiboia embaixadora da conscientização ambiental

A embaixadora Rachel Carson – Foto: Lara Miranda

Rachel Carson, uma jiboia resgatada de um circo em Amambai, Mato Grosso do Sul, tornou-se a embaixadora da conscientização ambiental do Bioparque Pantanal. Após perder seus instintos naturais e de defesa devido à interação contínua com humanos, Rachel não poderia sobreviver na natureza. Seu nome homenageia a bióloga marinha Rachel Carson, pioneira do ambientalismo.

Rachel vive em um recinto projetado para seu conforto, com troncos, plantas, área molhada, toca com tapete aquecido, ambiente climatizado e lâmpadas UVA e UVB. Assim como Gaby, ela também participa de atividades de banho de sol. A presença de Rachel no Bioparque reforça a conscientização sobre o tráfico ilegal de animais silvestres e os impactos negativos da soltura de animais exóticos fora de sua região de origem.

Mais Notícias
Política

Deputada do PT propõe criação de programa de combate ao racismo religioso em MS

27 novembro, 2024

Capital

VÍDEO: Suposto ladrão é açoitado após furto de caminhão no Santo Eugênio

27 novembro, 2024

Capital

Idosa é encontrada morta em casa no Moreninhas II

27 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções