Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Bombeiros combatem incêndios florestais e resgatam ribeirinhos no Pantanal - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Corumbá

Bombeiros combatem incêndios florestais e resgatam ribeirinhos no Pantanal

Ações de combate incluem apoio aéreo e resgate de moradores ameaçados pelo fogo

Por João Paulo Ferreira | 17 junho, 2024 - 17:36

Foto: CBMMS

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul está atuando há 77 dias no combate aos incêndios florestais no Pantanal. Com a intensificação dos focos de incêndio, a operação ganhou reforço na última terça-feira (11) com a utilização da aeronave ‘air tractor’, que lança água em áreas de difícil acesso e auxilia no reconhecimento das chamas.

No sábado (15), a equipe de bombeiros resgatou uma família de ribeirinhos em uma área distante cerca de 30 quilômetros de Corumbá. A residência da família, composta por uma mãe e três filhos, foi cercada pelo fogo. A família foi levada para a cidade e os bombeiros conseguiram extinguir as chamas que ameaçavam a casa.

No mesmo fim de semana, uma equipe foi enviada pelo Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em Campo Grande, para monitorar e combater focos de incêndio próximos à cidade de Corumbá. Utilizando embarcações, a equipe recebeu apoio aéreo para proteger pastagens e impedir a propagação do fogo. No entanto, a vegetação seca e densa dificultou os esforços, levando à reignição das chamas em poucos minutos.

Na região da Nhecolândia, a equipe combateu incêndios com apoio de fuzileiros navais e proprietários de fazendas locais, que disponibilizaram maquinários e funcionários. O esforço conjunto permitiu controlar o avanço do fogo vindo do Paraguai Mirim e em áreas próximas ao Rio Paraguai.

Durante a Operação Pantanal 2024, mais de 100 bombeiros e militares, com apoio do Exército e da Marinha, estão envolvidos no combate aos incêndios. Em Corumbá, um incêndio próximo à captação de água foi controlado há cinco dias, melhorando a qualidade do ar na cidade.

Na Barra do Rio São Lourenço, a guarnição da base avançada continua monitorando um incêndio florestal em Mato Grosso. Imagens de drones mostram que as chamas não avançaram para Mato Grosso do Sul.

Na região do Forte Coimbra, os bombeiros, em parceria com militares do Exército, extinguiram um incêndio florestal. Outra guarnição monitora um foco de incêndio na Bolívia, próximo ao Rio Paraguai, onde há uma linha de fogo de aproximadamente 600 metros.

Outras bases continuam focadas em monitoramento, prevenção e orientação junto à comunidade, além de manutenção de equipamentos para garantir a resposta rápida às emergências.

A operação de combate aos incêndios florestais começou em 2 de abril, com a fase de prevenção. Em 15 de maio, as equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram a instalação de bases avançadas no Pantanal, permitindo uma resposta mais rápida em áreas remotas e difíceis de acessar.

A atuação dos bombeiros faz parte de um plano abrangente do Governo do Estado para mitigar os danos dos incêndios no Pantanal, em um cenário de chuvas abaixo da média desde dezembro passado.

Mais Notícias
Pantanal

Governo Lula falha e incêndios no Pantanal batem recordes

26 junho, 2024

Polícia

VÍDEO: Advogado é agredido por ex-cunhado em academia de Campo Grande

25 junho, 2024

Polícia

VÍDEO: Casal tenta sequestrar criança em Campo Grande e é preso em flagrante

25 junho, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções