Por João Paulo Ferreira | 18 novembro, 2024 - 17:38
O Programa Municipal de Coleta Seletiva, implantado pela Prefeitura de Dourados e coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e pelo Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), tem transformado a relação da cidade com o descarte de resíduos. A iniciativa percorre semanalmente os bairros, promovendo a separação e destinação correta de materiais recicláveis, o que ajuda a preservar o meio ambiente e estende a vida útil do aterro sanitário.
Como funciona a coleta
A coleta seletiva exige que os moradores separem materiais recicláveis de resíduos orgânicos. Itens como papel (jornais, revistas e embalagens de papelão), plástico (garrafas PET e sacos), metal (latinhas e panelas) e vidro (garrafas e potes) devem estar limpos e secos antes de serem descartados. Esses materiais devem ser armazenados em caixas de papelão ou sacolas plásticas e colocados à disposição apenas nos dias programados para a coleta.
Além de seu impacto ambiental, a iniciativa beneficia famílias ligadas à Agecold (Associação dos Catadores de Recicláveis de Dourados), proporcionando renda e promovendo a inclusão social.
Cronograma da coleta seletiva
Para atender toda a cidade, Dourados foi dividida em três setores:
Impacto ambiental e social
O programa não apenas contribui para a redução de resíduos descartados inadequadamente, mas também fortalece a economia local por meio do trabalho realizado por catadores, integrando a sustentabilidade à promoção da dignidade e inclusão social.
18 novembro, 2024
18 novembro, 2024
18 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções