Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Corpo de Bombeiros controla incêndio florestal em Bonito
Destaques
Interior

Corpo de Bombeiros controla incêndio florestal em Bonito

Especialistas e aeronaves atuam em operações de combate e monitoramento de focos de incêndio

Por Redação | 25 setembro, 2023 - 15:41

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul anunciou que conseguiu controlar um incêndio florestal no município de Bonito. O fogo, que começou no dia 18 deste mês, foi completamente extinto na sexta-feira (22), após cinco dias de combate intensivo.

A tenente-coronel Tatiane Inoue, chefe do Centro de Proteção Ambiental (CPA), explicou que a equipe de especialistas atua para evitar a reignição do fogo. “Na sexta-feira houve uma reignição que é normal, num incêndio, por conta das condições atmosféricas do meio do dia”, disse Inoue.

Para o combate, os militares contaram com o apoio de aeronaves ‘air tractor’, capazes de transportar até três mil litros de água cada. Esses aviões, entregues em fevereiro deste ano, são parte dos reforços do Governo do Estado nas ações de combate a incêndios florestais.

O capitão Diego Baumgardt, comandante da ação em Bonito, destacou o trabalho em equipe para a extinção completa do fogo. “Graças aos militares empenhados e todo suporte que tivemos, conseguimos fazer a extinção por completo”, afirmou.

No sábado (23), autoridades do estado realizaram um sobrevoo na área afetada, conhecida como “Banhado”. Devido às condições climáticas extremas, como baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, o incêndio consumiu aproximadamente 500 hectares.

Desde 17 de julho, o Corpo de Bombeiros está em alerta para atuar em incêndios florestais em diferentes biomas do estado. O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) suspendeu as autorizações de “queima controlada” até 31 de dezembro, permitindo a pronta atuação das equipes.

Além de Bonito, outras equipes de especialistas estão em operação. Uma guarnição atua na região de Coxim, combatendo um incêndio no Pantanal do Paiaguás, enquanto duas guarnições estão na região do Pantanal do Rio Negro.

O Centro de Proteção Ambiental em Campo Grande é responsável por monitorar os focos e direcionar as guarnições para os pontos mais sensíveis, incluindo áreas indígenas e outros biomas.

Mais Notícias
Capital

VÍDEO: Motorista foge empurrando veículo após bater em carro estacionado no Tiradentes

4 janeiro, 2025

Capital

VÍDEO: Caminhão de lixo bate em carro parado e derruba semáforo na Duque de Caxias

3 janeiro, 2025

Meio Ambiente

VÍDEO: Onças-pintadas são flagradas em “momento de paixão” no Pantanal

3 janeiro, 2025

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções