Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Filhotes de veado e anta resgatados de incêndios se recuperam em hospital veterinário - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Filhotes de veado e anta resgatados de incêndios se recuperam em hospital veterinário

Animais recebem cuidados intensivos e devem retornar à natureza após reabilitação

Por João Paulo Ferreira | 7 agosto, 2024 - 17:23

Foto: Álvaro Rezende

Filhotes de veado-catingueiro e anta, resgatados de incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, estão em recuperação e recebem cuidados intensivos em hospitais veterinários especializados. O veado-catingueiro foi salvo durante um incêndio na Aldeia Alves de Barros, entre Bodoquena e Bonito, e está sendo monitorado no hospital veterinário de animais silvestres “Ayty”, localizado no Parque do Prosa, em Campo Grande. O filhote, que não apresenta lesões aparentes, necessita de cuidados constantes por ser muito jovem. Equipes de médicos veterinários se revezam para alimentá-lo com mamadeiras de leite. Ele deve permanecer no hospital até atingir a fase adulta.

No último sábado (3), um filhote de anta com ferimentos graves foi entregue à Polícia Militar Ambiental de Aquidauana por um proprietário rural. Encaminhado ao Recinto de Amparo e Reabilitação de Animais Silvestres (RARAS) em Bonito, o animal sofreu queimaduras nas quatro patas, perdendo inclusive os casquinhos dos dedos. “Ela perdeu até os casquinhos dos dedinhos devido a gravidade das queimaduras. Ela está a base de tramadol e morfina por causa da dor. Está com um pouco de dificuldade para se alimentar, é normal da dor. O animal fica arredio para comer”, explicou o veterinário Marcelo Matias.

Esses resgates ressaltam a importância das operações de salvamento, permitindo que animais afetados pelos incêndios recebam o tratamento necessário. “Temos um hospital veterinário de referência no atendimento de animais silvestres. É um dos melhores da América Latina. Além disso, temos profissionais muito bem capacitados para atender e reabilitar os animais, com aparelhos tecnológicos muito avançados”, destacou o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Fundado em 1987, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), que abriga o hospital “Ayty”, recebe anualmente cerca de 2,5 mil animais, principalmente aves, seguidas por mamíferos e alguns répteis. O comprometimento do Cras com a proteção e recuperação da fauna local é crucial para assegurar que os animais, uma vez reabilitados, possam retornar ao seu habitat natural de forma segura.

Mais Notícias
Brasil

Humorista Ary Toledo morre aos 87 anos

12 outubro, 2024

Esportes

VÍDEO: Pescadora fisga jaú gigante e comemora conquista no Rio Dourados

10 outubro, 2024

Política

Livro orienta prefeitos eleitos sobre transição de gestão municipal

10 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções