Por João Paulo Ferreira | 25 julho, 2024 - 17:01
Equipes de combate a incêndios florestais no Pantanal, Mato Grosso do Sul, estão intensamente empenhadas no controle de um grande incêndio que teve início há dois dias na região da Nhecolândia, causado pela explosão de um caminhão de transporte de gado. O incidente mobilizou diversas viaturas e pessoal especializado, com operações terrestres e aéreas em andamento.
O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros e chefe das operações de combate a incêndios, coronel Adriano Rampazo, explicou que o fogo começou quando um caminhão, atolado em um atoleiro de areia, pegou fogo após forçar o motor em excesso. “A maioria dos incêndios não é proposital. O caminhão estava em um atoleiro, de areia, forçou demais e pegou fogo”, afirmou Rampazo.
Desde o início do incêndio na última terça-feira (23), cinco viaturas foram deslocadas para a área, enfrentando dificuldades de acesso. As equipes chegaram ao local somente última quarta-feira (24), e nesta quinta-feira(25), mais 15 militares foram enviados de helicóptero para intensificar o combate às chamas.
Rampazo destacou a importância das aeronaves nas operações devido à dificuldade de acesso terrestre. “Além desses militares e viaturas, o Ibama já está apoiando no local com aeronaves, e o KC-390 da FAB (Força Aérea Brasileira)”. Ele mencionou que algumas viaturas ainda não conseguiram chegar ao local devido ao terreno inóspito e que o helicóptero auxiliará na mobilidade das equipes durante o combate.
A região da Nhecolândia é sensível e próxima ao Parque Estadual do Rio Negro, o que aumenta a urgência dos esforços de combate. A operação também redirecionou equipes da região do Maracangalha para reforçar a atuação no novo foco.
A Operação Pantanal, que completa hoje 115 dias, também atuou na área da região do Rabicho, agora sob controle e monitoramento. No boletim semanal divulgado, foram atualizados os dados sobre o combate ao fogo, revelando que a área queimada até agora é de quase 607 mil hectares, um aumento de mais de 2.397% em relação ao ano passado. Os focos de calor ultrapassam 3,2 mil, um aumento superior a 1.449% em comparação com 2023.
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
25 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções