Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Incêndios no Pantanal se intensificam devido a condições climáticas extremas - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Clima

Incêndios no Pantanal se intensificam devido a condições climáticas extremas

Aumento da temperatura, baixa umidade e ventos fortes favorecem propagação das chamas

Por João Paulo Ferreira | 24 julho, 2024 - 9:26

Foto: Álvaro Rezende

Os incêndios florestais no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, voltaram a se intensificar desde o fim de semana devido às condições climáticas adversas, que incluem temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e fortes ventos. Atualmente, há seis focos ativos nas regiões do Rabicho, Porto da Manga, Paiaguás, Maracangalha, Bodoquena e Bonito. Outros pontos estão sendo monitorados na estrada Parque de Piraputanga e próximo ao município de Coxim.

O combate aos incêndios, parte da temporada de incêndios florestais de 2024, já dura 112 dias. A operação conta com esforços do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Força Nacional, Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. As ações envolvem trabalho por terra, ar e água.

“Este momento é de troca de guarnições, e a gente precisa se preocupar com tudo. Na parte de logística, devido à dificuldade de acesso no terreno, providenciamos alimentação, água e material de higiene para que os militares tenham condições de trabalho nos locais. Principalmente nas bases avançadas, pois as dificuldades são extremas”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do CBMMS.

A semana começou com condições climáticas extremas no Pantanal, aumentando o risco de incêndios e a rapidez de propagação das chamas. A ausência de chuva, umidade relativa do ar em apenas 19%, temperaturas acima de 33°C e rajadas de vento de até 24 km/h agravaram a situação.

As operações de combate foram intensificadas, com foco no monitoramento e rescaldo das áreas já queimadas. Na região do Rabicho, próximo ao Rio Paraguai, o fogo tem sido enfrentado há mais de 120 horas. Ontem à noite, as equipes recuaram para avaliar a situação devido à baixa visibilidade e rápida propagação das chamas.

Na estrada Parque de Piraputanga, a atuação rápida do Corpo de Bombeiros impediu a propagação das chamas, limitando a área afetada a poucos metros quadrados.

Esta semana, o esforço terá reforço de aproximadamente 40 bombeiros militares de Goiás, Paraná e São Paulo. Também há previsão da chegada de bombeiros da Paraíba, Sergipe, Rondônia e Pará para colaborar nas ações de combate aos incêndios no Pantanal.

Mais Notícias
Política

VÍDEO: Tentativa de instalar dispositivo de rastreamento em veículo de Rose Modesto é registrada por câmeras

5 outubro, 2024

Política

Beto Pereira propõe expansão do monitoramento na Capital com 1.000 novas câmeras e Centro de Operações Integradas

5 outubro, 2024

Política

Gabriel Boccia lidera intenções de voto em Bela Vista com mais de 10% de vantagem

4 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções