Por João Paulo Ferreira | 18 janeiro, 2024 - 14:49
Entre 16 de dezembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, cinco mortes foram registradas nas rodovias BR-262 e MS-040 em Mato Grosso do Sul, todas associadas a acidentes com antas. A Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira (INCAB) destaca que essa não é uma situação isolada, alertando para a segurança nas estradas.
Patrícia Medici, coordenadora da INCAB-IPÊ, enfatiza os múltiplos fatores do problema. A colisão com antas, que podem pesar entre 200 e 300kg, representa riscos significativos para os motoristas e danos consideráveis aos veículos, além de afetar a sobrevivência dessa espécie vulnerável, crucial para a biodiversidade através da dispersão de sementes.
O levantamento do INCAB aponta a BR-262 e MS-040 como locais de maior incidência de atropelamentos de antas. Estes trechos, identificados como ‘hotspots’, mostram a fragilidade estrutural das rodovias e a necessidade de medidas preventivas.
As autoridades responsáveis pelas rodovias foram questionadas sobre medidas mitigadoras. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) respondeu destacando suas ações, como monitoramento da presença de animais e implementação de programas ambientais conforme diretrizes de órgãos licenciadores.
Para reduzir o número de acidentes e mortes, o INCAB-IPÊ sugere várias intervenções, incluindo passagens de fauna inferiores e superiores, cercamentos, sinalização e sistemas de detecção de animais. O DNIT enfatiza a importância de campanhas de sensibilização ambiental e medidas como cercas guias, passagens de fauna e sinalização educativa.
Atualmente, o DNIT administra mais de 1,1 mil dispositivos de proteção à fauna ao longo de suas rodovias, incluindo passagens inferiores e suspensas, com o objetivo de preservar a fauna local e reduzir os riscos de atropelamentos.
18 maio, 2024
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