Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Nova Lei do Pantanal deve preservar quatro tipos de vegetações - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Meio Ambiente

Nova Lei do Pantanal deve preservar quatro tipos de vegetações

Em outras áreas, supressão será permitida de acordo com decreto estadual de 2015 que permite desmatamento de até 60%

Por Viviane Freitas | 28 novembro, 2023 - 10:24

A nova Lei do Pantanal deve estabelecer a preservação integral de quatro tipos distintos de vegetação no Pantanal, incluindo cordilheiras, salinas, capões de mato e landis. No entanto, em outras áreas, o desmatamento permitido será o mesmo previsto pelo decreto estadual de 2015.

O projeto de lei, que será enviado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, passará por discussões com deputados e a sociedade civil em uma audiência pública. A proposta incluirá vetos a atividades agrícolas em locais com esses quatro tipos de vegetação, que poderiam ser designados como áreas de preservação permanente (APPs) pela lei.

A Lei do Pantanal deve manter os índices atuais de supressão estipulados pelo Decreto Estadual nº 14.273/2015, que autoriza o desmatamento de até 60% da vegetação nativa não arbórea e até 50% das árvores em áreas de fazendas.

A principal controvérsia é em relação ao índice permitido, uma vez que, segundo nota técnica da Embrapa, esse desmatamento autorizado deveria ser de até 35% da vegetação nativa. A nova lei deve considerar áreas únicas e sensíveis, como salinas e landis, como APPs, exigindo proteção diferenciada.

A Lei do Pantanal proibirá também o plantio de monoculturas, como a soja. A tramitação na Assembleia Legislativa começa com a apresentação do projeto pelo governador e sua equipe, seguida por uma audiência pública para debater a proposta com representantes da sociedade civil. A expectativa é que seja aprovada antes do recesso de fim de ano. O deputado Renato Câmara destaca que a lei será um marco histórico para o estado, equilibrando a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Mais Notícias
Capital

Pesquisa do Procon revela variação de 59% nos preços do café em Campo Grande

14 maio, 2024

Saúde

Governo de MS facilita acesso a medicamentos com entrega domiciliar para 12 mil pessoas

14 maio, 2024

Clima

Frente fria chega a MS e mínima pode chegar a 13ºC nesta terça-feira

14 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções