Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pantanal registra oito focos ativos de incêndio mesmo após chuva e frio - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Corumbá

Pantanal registra oito focos ativos de incêndio mesmo após chuva e frio

Corpo de Bombeiros mantém combate às chamas em várias regiões do bioma em Mato Grosso do Sul

Por João Paulo Ferreira | 12 agosto, 2024 - 18:44

Foto: Bruno Rezende

Mesmo após uma semana de chuva e temperaturas mais baixas, o Pantanal em Mato Grosso do Sul ainda registra oito focos ativos de incêndio. O Corpo de Bombeiros continua a atuar no rescaldo e monitoramento de diversas áreas, incluindo Miranda, Serra do Amolar, Paiaguás, Passo do Lontra, Forte Coimbra, Posto da Manga e dois pontos na divisa com o estado do Mato Grosso.

De acordo com a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros, “os focos começaram novamente, por isso o combate continua. Ontem em Miranda as equipes fizeram rescaldo. Estava garoando e ainda haviam troncos em brasa”, explicou ela.

Os bombeiros concentraram seus esforços na margem direita da BR-262, no trecho entre Miranda e Corumbá. “Foram encontrados dois possíveis pontos de retorno do incêndio, um deles estava a 100 metros da ponte do lado direito descendo o rio”, relatou a tenente-coronel. “Uma árvore estava próxima à região não queimada e precisou ser cortada em pequenos pedaços. Os troncos foram lançados no rio por ter grande quantidade de matéria próximo ao ponto de calor”, completou.

No local próximo da área onde o fogo havia pulado o rio, “foram encontrados diversos possíveis pontos onde poderia voltar o incêndio”, destacou Inoue.

Embora as chuvas registradas desde a última quinta-feira (8) tenham ajudado a reduzir os focos de incêndio, a extinção total ainda não foi alcançada. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, “a situação climática manteve o ambiente favorável ao controle dos focos de calor e ao combate aos incêndios, contribuindo para mitigar os efeitos das chamas que atingiram a região nas últimas semanas”.

Com a queda da temperatura e o aumento da umidade advindas das chuvas, as equipes intensificaram as ações de acordo com um novo planejamento estratégico, “com o objetivo de garantir a proteção da fauna e flora, bem como as vidas e o patrimônio das comunidades locais”, finalizou a tenente-coronel.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções