Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Cobra caninana é vista "brincando" em parquinho no MS e biólogo esclarece mitos sobre a espécie - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Curiosidades

VÍDEO: Cobra caninana é vista “brincando” em parquinho no MS e biólogo esclarece mitos sobre a espécie

Especialista em serpentes, biólogo Henrique Abrahão-Charles, comenta sobre características da caninana flagrada em Rio Verde

Por João Paulo Ferreira | 12 janeiro, 2024 - 11:24

Em Rio Verde de MT, Mato Grosso do Sul, uma cobra caninana foi surpreendida “brincando” em um parquinho localizado no Paraíso das Cachoeiras, um conhecido atrativo turístico da região. O vídeo do momento curioso foi capturado na semana passada e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais.

Jéssica Arruda, guardiã e sócia do Paraíso das Cachoeiras, compartilhou o vídeo, mostrando a serpente explorando o parquinho. “O dia em que uma caninana veio brincar no playground do nosso quintal”, disse Jéssica. Ela descreveu como a cobra tranquilamente passeou pelo local, se alimentou de roedores no telhado de uma construção próxima e, após dois dias, retornou à mata.

As caninanas, pertencentes à família Colubridae, são nativas da América Central e do Sul. Conhecidas por sua agilidade e rapidez, essas serpentes podem atingir até 2,5 metros de comprimento. Apesar de sua reputação de serem bravas, elas são inofensivas para os humanos.

O biólogo Henrique Abrahão-Charles, especialista em serpentes, em conversa com a equipe de reportagem do O Sul-mato-grossense ofereceu insights valiosos sobre a caninana. “Essa é uma cobra comum na América do Sul, especialmente no Brasil, e é bem distribuída pela região. É uma cobra arborícola e muito ágil, sem interesse médico, pois não possui peçonha”, explicou Henrique. Ele tranquilizou o público, destacando que a caninana não é perigosa e é até benéfica em ambientes rurais por controlar populações de roedores.

Henrique também abordou os equívocos comuns relacionados a essa espécie. “Muitas lendas são associadas a ela, mas na realidade, pessoas do interior frequentemente a utilizam em celeiros e telhados para controlar roedores, o que a torna uma cobra apreciada por essa razão”, disse ele. Ele enfatizou que, embora a caninana possa crescer até quase 3 metros de comprimento, ela não representa ameaça aos humanos.

CONFIRA O VÍDEO:

Mais Notícias
Esportes

Naviraiense contrata técnico Douglas Ricardo para Série B Estadual

18 maio, 2024

Polícia

PRF apreende 247 kg de drogas em Ivinhema

18 maio, 2024

Dourados

Alan Guedes autoriza licitação para asfaltar Jardim Guaicurus em Dourados

18 maio, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções