Por João Paulo Ferreira | 27 dezembro, 2024 - 12:48
Uma sucuri de grandes proporções foi flagrada boiando no Rio Sucuriú, em Três Lagoas (MS), após engolir uma presa na tarde da última quarta-feira (25). As imagens mostram a cobra com a cabeça para fora da água e parte do corpo apoiado em galhos à margem do rio.
Lucas Cabanha, que passeava de barco com a família, registrou o momento. “Sempre vejo jacarés nessa área, mas ontem fomos surpreendidos por essa cena. Já fui a Bonito para tentar avistar uma sucuri e não consegui. Foi um presente”, contou ao portal g1.
Segundo Lucas, o encontro ocorreu a uma distância segura. “Alguns ficaram assustados no barco, mas eu observei de longe e logo a admiração tomou conta. Sempre tive vontade de ver esse animal de perto”, disse.
A digestão de uma sucuri pode durar até um mês, período em que a serpente passa a maior parte do tempo submersa para evitar predadores.
A ecóloga e especialista em répteis Juliana de Souza Terra explicou que as sucuris possuem adaptações que permitem engolir presas de grande porte. “Elas conseguem deformar temporariamente o crânio e têm mandíbulas flexíveis, permitindo abrir a boca em um ângulo de até 180º. Além disso, sua pele elástica e costelas móveis facilitam esse processo”, detalhou.
As sucuris pertencem ao gênero Eunectes, são nativas da América do Sul e vivem principalmente em ambientes aquáticos. Embora lentas em terra, são velozes na água e podem permanecer submersas por até 30 minutos. Têm hábitos crepusculares e noturnos.
27 dezembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções