Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré enquanto ele se come piranha no Pantanal
Destaques
Brasil

VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré enquanto ele se come piranha no Pantanal

Registro impressionante mostra felino atacando jacaré que devorava piranha às margens do rio no Pantanal

Por João Paulo Ferreira | 18 dezembro, 2024 - 17:09

Um registro impressionante do equilíbrio da natureza no Pantanal mato-grossense foi feito pelo guia de turismo Yco Campos no dia 6 de outubro. Às margens do rio Cuiabá, no Corixo do Caxiri, região do Parque Estadual Encontro das Águas, uma onça-pintada atacou um jacaré enquanto ele tentava se alimentar de uma piranha.

A cena capturada em vídeo mostra a destreza do felino, um macho de aproximadamente três anos, identificado como Ipepo. No momento do ataque, o jacaré estava mordendo a piranha quando foi surpreendido pela onça, que transformou o réptil em sua presa. O guia Yco Campos explicou que estava acompanhando turistas em três barcos, junto a outros colegas, quando presenciaram o evento. “Vi o Ipepo subindo no barranco. Quando cheguei, o jacaré estava comendo uma piranha. Ele mordeu o peixe e o Ipepo, ouvindo o som, agiu rapidamente”, relatou.

Cenas raras, mas comuns na região

Embora disputas entre onças e jacarés sejam comuns no Parque Estadual Encontro das Águas, registros como este demandam sorte e preparo. “É preciso estar no lugar certo e no momento certo. Quando vemos uma onça caçando, é preciso acompanhar de perto”, destacou o guia.

Ipepo é filho da onça Ibaca, que protagonizou dois momentos marcantes em agosto de 2022, também capturados em vídeo. Na primeira ocasião, ela perdeu uma briga contra uma sucuri no rio Três Irmãos, no mesmo parque. Na segunda, foi expulsa por um grupo de ariranhas.

Refúgio das onças-pintadas

O Parque Estadual Encontro das Águas é reconhecido como um dos maiores santuários de onças-pintadas no mundo. O local, com 108 mil hectares de extensão, atrai turistas que, por meio do ecoturismo, têm a chance de observar os felinos em seu habitat natural. Entre julho e setembro, período de seca, as onças ficam mais próximas dos rios em busca de água e alimento, o que facilita a observação.

A cena gravada reforça a riqueza e o dinamismo do Pantanal, um dos biomas mais fascinantes do Brasil.

Mais Notícias
Cultura

Com Marina Peralta e O Bando do Velho Jack, Campão Cultural 2025 divulga atrações

18 dezembro, 2024

Meio Ambiente

VÍDEO: Onça-pintada ataca jacaré enquanto ele se come piranha no Pantanal

18 dezembro, 2024

Polícia

VÍDEO: Piloto e passageiro são presos com 400 kg de cocaína em avião que saiu de MS

18 dezembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções