Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Leite de touro? Exportações de sêmen bovino crescem 19% no primeiro semestre de 2024 - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Leite de touro? Exportações de sêmen bovino crescem 19% no primeiro semestre de 2024

Aumento na exportação de genética bovina para corte alcança maior volume em seis anos, segundo dados da Asbia

Por Redação | 22 agosto, 2024 - 16:27

As exportações de sêmen bovino cresceram 19% no primeiro semestre de 2024, de acordo com o INDEX da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA). O levantamento aponta que a genética brasileira, especialmente a destinada à pecuária de corte, continua a ganhar espaço no mercado internacional, atingindo o maior volume de exportações dos últimos seis anos.

Além do expressivo aumento nas exportações, a coleta de doses de sêmen também registrou um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Enquanto as vendas internas para pecuaristas voltadas à produção leiteira subiram 5%, a comercialização de sêmen para corte apresentou uma leve retração de 3%, mantendo-se no mesmo patamar do ano anterior.

Cristiano Botelho, executivo da Asbia, destaca o fortalecimento da genética brasileira no mercado internacional e o crescente interesse dos pecuaristas pela biotecnologia reprodutiva. “O mercado interno cresceu 7,1% contando produção e importação. Isso mostra a força da genética e como os pecuaristas têm olhado com carinho para o investimento nessa biotecnologia reprodutiva extremamente importante para o avanço da cadeia da carne e do leite”, afirmou Botelho.

Os dados revelam ainda um aumento significativo nas importações de sêmen bovino, com um crescimento de 25,71% para a pecuária de corte e de 35,12% para a pecuária leiteira. No total, foram produzidas quase 500 mil doses a mais em comparação ao primeiro semestre de 2023.

Esses números reforçam a importância da genética bovina brasileira, tanto no mercado interno quanto nas exportações, consolidando o país como um player relevante no setor de inseminação artificial. Para mais informações, o INDEX ASBIA está disponível gratuitamente no site da entidade.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções