Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Pecuária brasileira ajuda a tirar carbono do ar, diz estudo - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Economia

Pecuária brasileira ajuda a tirar carbono do ar, diz estudo

Levantamento mostra que 31% das fazendas removem mais carbono do que emitem

Por João Paulo Ferreira | 14 outubro, 2024 - 12:33

Um estudo realizado pela JBS, em parceria com o Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da FGV (OCBio/FGV), a consultoria Fauna Projetos e o Instituto Inttegra, demonstrou que a pecuária brasileira tem potencial para capturar Gases do Efeito Estufa (GEE) da atmosfera. A pesquisa analisou 103 fazendas do Programa Fazenda Nota 10 (FN10) em 12 estados do país e revelou que 31% das propriedades removem mais carbono do que emitem, destacando a eficiência da pecuária de corte na mitigação de impactos ambientais.

Entre as práticas que permitiram esse resultado estão o manejo eficiente do solo, recuperação de pastagens e o desmatamento zero. A pesquisa, realizada entre agosto de 2023 e maio de 2024, é uma das maiores já feitas sobre o tema e utilizou o método internacional de mensuração do GHG Protocol, que coleta dados mensais sobre emissões e remoções de GEE.

Segundo Eduardo Assad, pesquisador do OCBio/FGV e diretor-executivo da Fauna Projetos, “avaliações importantes, como a supressão da vegetação nativa, fazem com que as emissões aumentem muito. Também ficou nítido o efeito da recuperação dos pastos na redução das emissões. Esse conjunto indica, claramente, o caminho de adotar boas práticas agrícolas aumentando a eficiência e a qualidade da carne brasileira”.

O diretor de Pecuária da Friboi, Fabio Dias, também destacou a relevância do diagnóstico detalhado oferecido pelo Programa Fazenda Nota 10 para os pecuaristas: “Para que os produtores possam gerenciar e desenvolver uma pecuária de baixo carbono, é preciso que tenham acesso a um diagnóstico completo sobre a situação das suas propriedades. Ao realizar o balanço de carbono e analisar as práticas de agricultura regenerativas adotadas, o Fazenda Nota 10 oferece essas informações para que os proprietários possam entender seus status atual e traçar metas efetivas de gestão na direção de uma pecuária de baixo carbono”.

Programa Fazenda Nota 10 impulsiona sustentabilidade na pecuária

Lançado em 2017, o Programa Fazenda Nota 10 (FN10), desenvolvido em parceria entre a Friboi e o Instituto Inttegra, tem como foco melhorar a gestão e a rentabilidade das propriedades fornecedoras de gado de corte da Friboi, com práticas sustentáveis. Até agora, a iniciativa já impactou cerca de 860 fazendas, que somam mais de 1,4 milhão de hectares.

Desde 2023, o FN10 expandiu suas métricas para incluir o balanço de emissões de GEE, em parceria com a Fauna Projetos. Além disso, o programa também oferece mentorias sobre técnicas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), manejo de pastagens e adubação. Cada ciclo do FN10 dura 12 meses, durante os quais os pecuaristas recebem treinamentos e registram dados de suas propriedades para análise e benchmarking.

Segundo Fabio Dias, os participantes do programa observam ganhos significativos na produtividade, com um aumento médio de 15% no ganho de peso diário por animal e uma redução de 9% nas despesas por arroba produzida. “Além do aspecto econômico, a pecuária com práticas sustentáveis pode ser cada vez mais parte da solução da questão climática, como demonstrou nosso estudo”, afirma o executivo.

Mais Notícias
Capital

Jovem de 19 anos morre ao bater moto em poste na Duque de Caxias

23 novembro, 2024

Polícia

PRF apreende drogas avaliadas em R$ 2,4 milhões em Três Lagoas

23 novembro, 2024

Esportes

Dourados AC anuncia Ito Roque como técnico para Estadual e Copa do Brasil

23 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções