Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Mortos pelo terremoto na Turquia e na Síria ultrapassam 21 mil - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
Mundo

Mortos pelo terremoto na Turquia e na Síria ultrapassam 21 mil

Em carta a Erdogan, líderes da União Europeia prometeram intensificar auxílio aos sobreviventes da tragédia

Por João Paulo Ferreira | 10 fevereiro, 2023 - 9:50

O número de mortos no terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira, 6, superou a marca de 20.000. O novo balanço foi divulgado na última quinta-feira (9), pelas autoridades dos dois países. O vice-presidente da Turquia, Fuat Otkay, informou que seu país contabilizou 17.674 mortos, enquanto a Síria totalizou 3.377, chegando ao total de 21.051 vítimas fatais no país e cerca de 71 mil feridos.

Entretanto, as temperaturas abaixo e zero estão dificultando as ações e a situação de possíveis sobreviventes que estejam soterrados sob os escombros. As autoridades acreditam que, passadas 72 horas do terremoto, as chances de encontrar sobreviventes diminuem e que, por isso, pode haver um salto no número de vítimas.

Pelo lado dos sobreviventes, existe um descontentamento com as autoridades, com queixas sobre demora nos atendimentos e até a ausência de atuação em alguns locais. O presidente da Turquia, Recap Tayyip Erdogan, admitiu as “deficiências citadas” pelos turcos.

Também na quinta-feira (9) líderes dos países da União Europeia (UE) escreveram uma carta para Erdogan expressando “total solidariedade” com a situação na Turquia e na Síria. Além disso, também ofereceram ajuda adicional aos países. “A União Europeia e seus Estados-membros se solidarizam com os povos da Turquia e da Síria diante desta tragédia”, diz a carta, que continua: “Estamos prontos para intensificar nosso apoio em estreita coordenação com as autoridades turcas. Nossos pensamentos permanecem com você e seu povo”. O documento foi publicado no início de uma cúpula da UE em Bruxelas e a possibilidade de uma videoconferência com Erdogan chegou a ser discutida. Apesar da menção à Síria, os líderes do bloco não enviaram uma carta a Bashar al-Assad, presidente sírio.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções