Por Redação | 9 março, 2022 - 8:58
A Polônia disse, na última terça-feira (8), que está pronta para enviar “imediatamente e gratuitamente” todos os seus caças MIG-29 para a guerra na Ucrânia através da base aérea dos Estados Unidos em Ramstein, na Alemanha. Os EUA, no entanto, disseram que a medida precisa ser melhor avaliada.
“Ao mesmo tempo, a Polônia solicita aos Estados Unidos que nos forneçam aeronaves usadas com capacidades operacionais correspondentes. A Polônia está pronta para estabelecer imediatamente as condições de compra dos aviões”, disse o ministro das Relações Exteriores polonês, Jacek Czaputowicz, em comunicado divulgado.
Na Alemanha, os caças polonês ficariam à disposição dos Estados Unidos para que sejam enviados à Ucrânia, dentro da ajuda militar da Otan (Organização Militar do Atlântico Norte) ao país do leste europeu.
Ao anunciar a cessão dos seus caças para serem usados pelo governo ucraniano de Volodymyr Zelensky, a Polônia pede para que outros países membros da Otan façam o mesmo.
Mais cedo, o secretário da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, afirmou que apoiaria a Polônia caso o país decidisse ceder seus caças, mas que o país deve se preparar para uma possível retaliação da Rússia.
“A Polônia deve entender que as decisões que tomar não vão apenas ajudar diretamente a Ucrânia, o que é uma coisa boa, mas também podem levá-la à linha de fogo direta de países como Rússia ou Belarus”, disse Wallace ao canal Sky News.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções