Por Viviane Freitas | 8 setembro, 2022 - 12:39
A rainha Elizabeth 2ª está sob acompanhamento médico no Castelo de Balmoral, na Escócia, depois que os médicos ficaram preocupados com sua saúde, informou o Palácio de Buckingham. Todos os filhos da monarca já estão (ou estão a caminho) na propriedade, que é a residência oficial da família real na Escócia.
“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, diz o comunicado. “A rainha continua confortável e em repouso em Balmoral.” É um tanto incomum o Palácio de Buckingham divulgar um comunicado como este — em geral, o Palácio não está disposto a comentar sobre os assuntos médicos relacionados à monarca, que são vistos como privados.
O príncipe Harry, que ia participar de um evento de caridade em Londres, também viajou para Balmoral, segundo um porta-voz. A mulher dele, Meghan Markle, duquesa de Sussex, permanece na capital. Barreiras estão sendo colocadas do lado de fora de uma das entradas da propriedade.
Há preocupações claramente prementes com a saúde da rainha — muito mais explicitamente colocadas do que antes e sem qualquer referência a serem relativas apenas a dificuldades de mobilidade da monarca. Há também advertências contra especulações infundadas, como a de que ela poderia ter sofrido uma queda. E na terça-feira ela estava de pé e foi fotografada sorrindo ao empossar a nova primeira-ministra, Liz Truss. Mas a partir do cancelamento de última hora do que teria sido apenas uma reunião virtual do Conselho Privado — de ministros seniores —, não há dúvida quanto à fragilidade da saúde da rainha que completou 96 anos em abril.
A nova primeira-ministra, Liz Truss, disse que “todo o país” estava “profundamente preocupado” com a notícia. “Meus pensamentos — e os pensamentos das pessoas em todo o Reino Unido — estão com Sua Majestade a Rainha e sua família neste momento”, acrescentou. A rainha empossou Truss como primeira-ministra no Castelo de Balmoral na terça-feira (06/09), em vez de viajar para Londres para o evento.Ao longo dos seus 70 anos de reinado, sempre foi costume realizar uma audiência com o novo primeiro-ministro no Palácio de Buckingham.
O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana, também se manifestou: “Minhas orações e as orações das pessoas em toda a [Igreja Anglicana] e na nação estão com Sua Majestade a Rainha hoje.” “Que a presença de Deus fortaleça e conforte Sua Majestade, sua família e aqueles que estão cuidando dela em Balmoral”.
Desde julho, a monarca está passando o verão no Castelo de Balmoral, em Royal Deeside, Aberdeenshire, na Escócia. O castelo se tornou residência real há mais de 150 anos e, segundo pessoas próximas, seria uma das residências favoritas da rainha.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções