Um registro incomum da vida selvagem no Pantanal flagrou uma onça-pintada invadindo a toca de uma ariranha para descansar. A cena foi capturada pelo fotógrafo de natureza Branco Arruda, na região de Porto Jofre, no Pantanal de Mato Grosso, e viralizou nas redes sociais nesta semana. O vídeo foi gravado em 2024.
O protagonista do registro é um macho monitorado na região, chamado Inka. Segundo o fotógrafo, ele já acompanhava o felino havia cerca de 20 minutos quando presenciou a aproximação da onça à toca da ariranha.
“Ele se deitou no barranco próximo à ariranha, que caiu na água, enquanto o Inka entrou na toca e permaneceu lá por aproximadamente 30 minutos. Depois, ele saiu sem atacar nada, subiu o barranco e entrou no chamado ‘Corixo do Mosquito’, onde capturou uma sucuri antes de desaparecer na mata”, relatou Arruda.
Apesar da tentativa de intimidação da ariranha, que permaneceu no local, o animal não conseguiu expulsar o felino. A cena impressiona pela interação inusitada entre as espécies e reforça a riqueza dos comportamentos da fauna pantaneira.