18°C 27°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Trabalhadores são resgatados no Pantanal em condições análogas à escravidão

Quatro pessoas viviam em situação degradante em fazenda de Corumbá

João Paulo Ferreira
Por: João Paulo Ferreira
26/02/2025 às 18h14
Trabalhadores são resgatados no Pantanal em condições análogas à escravidão

Em uma operação conjunta realizada na última terça-feira (25), a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho resgataram quatro trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão em uma fazenda no Pantanal de Corumbá, Mato Grosso do Sul. A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima que relatava graves violações de direitos humanos.

As vítimas enfrentavam privação de água potável, alimentação insuficiente e moradias precárias. Imagens divulgadas mostram que alguns trabalhadores dormiam em redes sob lonas improvisadas, enquanto outros utilizavam colchões sobre camas de palha. Devido ao difícil acesso ao local, as equipes utilizaram uma aeronave para chegar à fazenda e realizar a fiscalização.

Após o resgate, os trabalhadores receberam assistência imediata e suporte para restabelecer seus direitos trabalhistas e sociais. Os empregadores serão responsabilizados administrativamente e criminalmente pelas infrações cometidas.

Em 2024, Mato Grosso do Sul foi o sexto estado brasileiro com mais trabalhadores resgatados em condições análogas à escravidão, totalizando 130 pessoas. A pecuária é o setor com o maior número de casos registrados na região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.