18°C 27°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Câmara vota punição para agressor que descumprir medida da Lei Maria da Penha mesmo com consentimento da vítima

Projeto prevê que agressor será punido se se aproximar da vítima, mesmo que ela autorize

João Paulo Ferreira
Por: João Paulo Ferreira
19/03/2025 às 10h57 Atualizada em 19/03/2025 às 16h29
Câmara vota punição para agressor que descumprir medida da Lei Maria da Penha mesmo com consentimento da vítima
Foto: Kayo Magalhães

A Câmara dos Deputados pode votar nesta terça-feira (19) um projeto que torna crime a aproximação voluntária do agressor da vítima de violência doméstica, mesmo com o consentimento dela. A proposta altera a Lei Maria da Penha e prevê punição para quem descumprir decisão judicial que estabelece medidas protetivas.

O Projeto de Lei 6020/23, de autoria da deputada Dra. Alessandra Haber (MDB-PA), estabelece que a aproximação do agressor será considerada descumprimento da medida protetiva caso ocorra em locais delimitados pelo juiz, como a residência ou o trabalho da vítima. O parecer preliminar da deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA) reforça essa previsão.

Atualmente, a Lei Maria da Penha já prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos e multa para quem desobedecer medidas protetivas de urgência determinadas pela Justiça. O novo projeto reforça o entendimento de que o consentimento da vítima não deve anular a proteção determinada judicialmente, evitando possíveis pressões psicológicas do agressor.

Além deste projeto, a pauta da Câmara inclui outras propostas, como o aumento de penas para crimes ambientais, a criação da Estratégia Nacional de Saúde e a análise da Lei do Mar, que prevê regras para a conservação dos oceanos.

Se aprovado na Câmara, o projeto seguirá para análise do Senado antes de virar lei.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.