Cotidiano Cotidiano
Golpistas usam nome da Agehab/MS para aplicar golpes com falsas ofertas de imóveis
Criminosos se passam por servidores públicos e pedem depósitos antecipados para enganar vítimas nas redes sociais
14/04/2025 15h40
Por: João Paulo Ferreira

Criminosos estão se aproveitando do nome da Agehab/MS (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) para aplicar golpes que envolvem a promessa de imóveis populares. Atuando principalmente pelas redes sociais, os golpistas se passam por servidores da autarquia e convencem vítimas a fazer depósitos bancários, com a falsa promessa de garantir uma vaga em programas habitacionais do Governo do Estado.

De acordo com a própria Agehab, ao menos dois casos foram registrados formalmente em delegacias – nos dias 14 de março e 8 de abril. Os estelionatários criam perfis falsos, abordam pessoas interessadas em adquirir uma casa e solicitam transferências sob o pretexto de acelerar o processo junto à Caixa Econômica Federal. Para dar mais credibilidade ao golpe, chegam até a usar indevidamente nomes de funcionários reais da instituição.

A Agehab alerta que não solicita nenhum tipo de pagamento antecipado em nenhuma etapa dos seus programas e reforça que não realiza atendimento ou contato direto com a população por redes sociais, telefone ou e-mail. A comunicação oficial da agência acontece exclusivamente por meio do site institucional ou dos Pontos de Atendimento Fácil.

Como se proteger de fraudes

A orientação da agência é clara: desconfie de qualquer abordagem fora dos canais oficiais. Veja as principais recomendações:

Entenda como funcionam os programas habitacionais

Os programas da Agehab são voltados a famílias que se enquadram em critérios específicos:

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site oficial. Após o cadastro, é possível consultar os imóveis disponíveis e até simular condições de financiamento com ajuda de um correspondente bancário autorizado.

Subsídios variam conforme a renda

A política habitacional prevê subsídios escalonados, de acordo com a renda familiar:

A seleção é feita com base em critérios objetivos, levando em conta a situação cadastral e a capacidade de financiamento. Após a aprovação, o beneficiário pode escolher entre os imóveis disponíveis.

Dúvidas ou denúncias?

A Agehab orienta que qualquer dúvida ou denúncia seja feita diretamente pelos canais oficiais:
???? (67) 98190-4570
???? www.agehab.ms.gov.br