Orquestra indígena de MS fará turnê internacional com apresentações em Portugal e Espanha

Espetáculo une músicos indígenas e portugueses em Lisboa, Madeira e Barcelona entre agosto e setembro de 2025

João Paulo Ferreira
Por: João Paulo Ferreira
24/05/2025 às 13h10
Orquestra indígena de MS fará turnê internacional com apresentações em Portugal e Espanha

A Orquestra Indígena de Mato Grosso do Sul realizará sua primeira turnê internacional entre agosto e setembro de 2025, com apresentações em Portugal e Espanha. O espetáculo "Arapy Aguasu – Sinfonia entre dois mundos" será apresentado em Lisboa, na Ilha da Madeira e em Barcelona, promovendo o encontro entre a musicalidade indígena brasileira e a tradição erudita europeia.

Idealizado pelos maestros Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Portugal), o concerto propõe um diálogo artístico que une a sonoridade da Orquestra Indígena com músicos da Ilha da Madeira, criando uma fusão entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa. A obra é inspirada pelas “marés” e pela “mata”, simbolizando as conexões históricas e naturais entre os dois territórios.

A turnê integra as comemorações do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 1825, que selou a paz e a aliança entre Brasil e Portugal após a independência brasileira. O projeto também reforça a importância do intercâmbio cultural como instrumento de fortalecimento da identidade e transformação social.

A produção é realizada pela República Portuguesa, por meio de seu Ministério da Cultura (DGArtes), pelo Governo Federal do Brasil, via Lei Rouanet, e pela Fundação Ueze Elias Zahran. A coordenação é da ABM-Madeira (Portugal), do Instituto Amigos do Coração (Brasil) e da Miradouro Cultural (Portugal), com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, além do Governo Regional da Madeira.

A Orquestra é formada majoritariamente por músicos da etnia Terena, radicados em Mato Grosso do Sul, e conta com a participação de artistas portugueses. A experiência resulta de uma imersão artística e colaborativa que une histórias, memórias e tradições sonoras de dois continentes.

Agenda de apresentações:

  • 20 a 31 de agosto: Lisboa e Ilha da Madeira (Portugal)

  • 2 a 7 de setembro: Barcelona (Espanha)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.