O Mato Grosso do Sul deve enfrentar uma nova onda de frio a partir deste domingo (8), com previsão de mínimas chegando a 5 °C em cidades da região sul do estado. A massa de ar polar vai derrubar as temperaturas até quarta-feira (11), especialmente nas madrugadas.
Segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a frente fria será mais intensa em municípios como Ponta Porã, Amambai, Sete Quedas e Aral Moreira. Nessas regiões, os ventos moderados vão fazer com que a sensação térmica caia para até 2 °C, mesmo que os termômetros não passem disso.
Em Dourados, a mínima prevista é de 6 °C, com sensação térmica entre 3 °C e 4 °C. Em Campo Grande, os termômetros devem marcar entre 8 °C e 10 °C nas primeiras horas do dia, com vento gelado aumentando a sensação de frio.
O tempo seco vai predominar durante o período, o que pode levar à baixa umidade e ao surgimento de geadas fracas em áreas rurais. O Inmet já alerta para cuidados com a saúde, especialmente de crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Produtores rurais também devem proteger lavouras e rebanhos.
Essa será a segunda frente fria mais forte do ano no estado e deve marcar o início de um período de temperaturas mais baixas em junho.