A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou nesta quinta-feira (5) o projeto que autoriza a criação da Casa do Autista no município. A proposta é de autoria do vereador Junior Coringa e tem como objetivo oferecer atendimento especializado e gratuito para pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto de lei 11.437/24 foi aprovado em primeira discussão. De acordo com o texto, a Casa do Autista contará com profissionais de neuropediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, psicopedagogia e serviço social.
Durante a sessão, Coringa destacou a dificuldade enfrentada por famílias que aguardam por consultas com neuropediatras, o que acaba atrasando diagnósticos e o acesso a benefícios educacionais. “O Município tem condições de fazer essa Casa do Autista e Campo Grande vai sair na frente. A prefeitura pode também criar convênio com ONGs para desenvolver o projeto”, afirmou o parlamentar.
Outros dois projetos também foram aprovados. Um deles denomina “Praça Antônio Morais dos Santos” uma área no Bairro Vilas Boas, homenageando o empresário e pecuarista que doou toda a estrutura do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande. A proposta é assinada por cinco vereadores.
Em regime de urgência, foi concedido o título de “Visitante Ilustre” ao ex-boxeador Acelino “Popó” Freitas, reconhecido como um dos maiores nomes do esporte no país. A homenagem é de autoria do vereador Maicon Nogueira.