16°C 28°C
Campo Grande, MS

Luiza Ribeiro quer reduzir a jornada dos servidores municipais para 30 horas sem redução salarial na Capital

Proposta da vereadora do PT apresentada na Câmara garante redução sem corte de salário para servidores de Campo Grande

João Paulo Ferreira
Por: João Paulo Ferreira
18/06/2025 às 13h34 Atualizada em 19/06/2025 às 15h23
Luiza Ribeiro quer reduzir a jornada dos servidores municipais para 30 horas sem redução salarial na Capital

A vereadora Luiza Ribeiro (PT) protocolou na Câmara Municipal de Campo Grande a Proposta de Emenda Modificativa à Lei Orgânica do Município (PLOM nº 106/2025), que propõe a redução da jornada de trabalho dos servidores públicos municipais para, no máximo, 30 horas semanais e 6 horas diárias, sem redução salarial.

A proposta tem apoio de outros dez vereadores: Ronilço Guerreiro, Professor Juari, Junior Coringa, Marquinhos Trad, Veterinário Francisco, Fábio Rocha, Flávio Cabo Almi, Landmark, Jean Ferreira e Neto Santos.

Segundo a vereadora, o objetivo é garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores, com maior equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e lazer, sem comprometer a produtividade dos serviços públicos.

A parlamentar afirma que a jornada atual de oito horas diárias gera custos e desgaste aos servidores, sem representar ganhos em eficiência. A proposta segue uma tendência de debates nacionais, como a PEC da deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP), que discute o fim da jornada 6×1 no país, e se inspira no movimento internacional “Vida Além do Trabalho” (VAT).

O projeto surge em meio a um cenário de insatisfação entre os servidores municipais, após o anúncio da prefeita Adriane Lopes de que, pelo terceiro ano consecutivo, não haverá reajuste linear para a categoria.

Se aprovada, a medida altera o inciso IX do artigo 14 da Lei Orgânica do Município, fixando a nova jornada máxima para os servidores públicos municipais de Campo Grande.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.