16°C 28°C
Campo Grande, MS

Jean Ferreira defende fim das relações do Brasil com Israel

Vereador do PT participou de ato em Campo Grande em apoio à causa palestina

João Paulo Ferreira
Por: João Paulo Ferreira
18/06/2025 às 14h55 Atualizada em 19/06/2025 às 15h22
Jean Ferreira defende fim das relações do Brasil com Israel
Foto: Danilo Gonçalves

O vereador Jean Ferreira (PT), líder do partido na Câmara Municipal de Campo Grande, defendeu publicamente o rompimento das relações diplomáticas entre o Brasil e Israel durante um ato realizado na Praça Ary Coelho, no Centro da capital, no último fim de semana.

O evento foi promovido por movimentos locais em solidariedade ao povo palestino. Durante o ato, Jean criticou a recente viagem de uma comitiva do governo de Mato Grosso do Sul a Tel Aviv, capital israelense, e afirmou que pretende buscar esclarecimentos sobre o motivo da visita. Segundo ele, a informação só se tornou pública após o ataque do Irã a Israel.

Para o vereador, é inadequado o uso de recursos públicos em viagens a um país que ele classificou como responsável por ações contra civis palestinos. Desde antes de assumir o mandato, Jean já havia participado de manifestações em apoio à causa palestina. Em março deste ano, apresentou uma moção de apoio à comunidade palestina, que foi aprovada na Câmara com apenas um voto contrário.

O ato também teve a presença da deputada federal Camila Jara (PT-MS) e da vereadora Luiza Ribeiro (PT).

Jean também comentou críticas que recebeu por apoiar a Palestina sendo um político LGBTQIA+ assumido. Ele afirmou que o governo israelense usa pautas progressistas como estratégia de imagem internacional e negou que haja contradição em sua posição, citando a existência de grupos palestinos que atuam em defesa da comunidade LGBTQIA+.

A fala do vereador, embora simbólica, não tem efeitos sobre a condução da política externa brasileira, que é competência exclusiva do governo federal.

Até o momento, o governo estadual não comentou a viagem da comitiva a Israel. O Portal O Sul-mato-grossense tentou contato com o vereador Jean Ferreira e sua assessoria para mais informações, mas não obteve retorno.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.