Um grupo de pescadores viveu uma cena inusitada e emocionante no Pantanal de Mato Grosso do Sul, após resgatar um filhote de onça-pintada que se perdeu da mãe nas águas do rio Paraguai, próximo à junção com o rio Miranda, na região de Corumbá. O caso aconteceu na última sexta-feira (13) e o vídeo do momento viralizou nas redes sociais.
O empresário Vanderlei da Silva Rosa, de Ibaté (SP), que costuma pescar no Pantanal todos os anos, foi quem conduziu o resgate. Ele contou que viu uma onça com dois filhotes quando voltava da pescaria. Um dos filhotes se afastou e foi levado pela correnteza do rio. Cansado e sem conseguir voltar, o animal foi amparado pelos pescadores.
Com o auxílio de uma rede de pesca, Vanderlei e um amigo guiaram o filhote até a margem, onde ele se agarrou com as garras até alcançar terra firme. “Ele estava muito cansado, mas graças a Deus deu tudo certo”, relatou.
Apesar do susto, o biólogo Henrique Abrahão Charles explicou que, por ser um filhote, o animal não apresentava risco aos pescadores. Segundo o especialista, as chances de reencontro com a mãe são altas, desde que ele tenha sido deixado do mesmo lado do rio em que ela estava.
“A mãe não abandona o filhote. Eles se comunicam por vocalizações, e a onça tem um olfato poderoso. Se foi solto no lado certo, há mais de 90% de chance de se reencontrarem”, afirmou o biólogo. Em uma resposta nas redes sociais, Vanderlei confirmou que o filhote conseguiu retornar para a mãe.
O vídeo já soma mais de 240 mil visualizações e centenas de comentários emocionados com a atitude dos pescadores e o final feliz do resgate.