O Botafogo perdeu por 1 a 0 para o Atlético de Madrid nesta segunda-feira (23), no estádio Rose Bowl, na Califórnia, mas garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. A partida encerrou a fase de grupos da chave B, considerada uma das mais difíceis da competição.
O gol espanhol foi marcado por Antoine Griezmann, aos 41 minutos do segundo tempo. O atacante francês encerrou um jejum de 18 jogos sem marcar e deu a vitória ao Atlético. Apesar do resultado, o placar não foi suficiente para classificar os espanhóis, que encerram a participação no torneio ainda na fase de grupos.
Com o revés, o Botafogo terminou com 6 pontos, mesma pontuação de PSG e Atlético de Madrid. A classificação foi definida no saldo de gols: o PSG avançou em primeiro lugar, o Botafogo ficou em segundo, e o Atlético, mesmo com duas vitórias, ficou fora por ter saldo inferior.
O Botafogo encerra sua participação na fase de grupos com duas vitórias — contra Paris Saint-Germain e Seattle Sounders — e uma derrota. A campanha consistente, mesmo diante de adversários europeus de peso, garantiu ao clube carioca uma vaga entre os 16 melhores da competição.
Na próxima fase, o Botafogo enfrentará o primeiro colocado do grupo A, que até aqui é liderado pelo Palmeiras. O confronto está marcado para sábado (28), às 13h (horário de Brasília). O duelo pode marcar o primeiro encontro entre os dois clubes em uma edição de Copa do Mundo de Clubes, valendo vaga nas quartas de final.