A onda de frio que vinha predominando em Mato Grosso do Sul começa a perder intensidade a partir desta sexta-feira (4), segundo previsão do CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima). O tempo segue firme e seco, com sol predominante e elevação gradual das temperaturas durante as tardes.
Apesar das manhãs ainda frias, principalmente na região sul, onde as mínimas podem ficar entre 8 °C e 14 °C, o calor deve voltar a ser sentido em várias regiões do estado. As máximas podem alcançar entre 26 °C e 30 °C no norte, nordeste, sudoeste e no Pantanal. Em Campo Grande, a previsão é de mínimas entre 13 °C e 15 °C e máximas variando de 24 °C a 26 °C.
Nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as máximas devem ficar entre 21 °C e 25 °C. Já nas regiões sudoeste e pantaneira, as mínimas vão de 10 °C a 17 °C, com tardes que podem chegar a 30 °C. No Bolsão, na região leste e no norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 12 °C e 14 °C, e máximas de até 28 °C.
A previsão também alerta para baixa umidade relativa do ar, que deve oscilar entre 20 % e 40 % em várias regiões. Ventos do quadrante leste podem atingir entre 40 e 60 km/h, com rajadas pontuais acima desse valor.
Além disso, o boletim técnico indica que não há expectativa de chuvas significativas para os próximos dez dias em nenhuma parte do estado. De acordo com modelos meteorológicos analisados pelo CEMTEC, Mato Grosso do Sul entra em um período de estiagem ao menos até a primeira quinzena de julho, com apenas pancadas isoladas previstas para a região sudeste e acumulados abaixo de 10 mm