Segunda, 13 de Abril de 2026
23°C 31°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Pantanal é destaque em campanha global da National Geographic

Projeto apresentou o bioma como experiência sensorial em ação realizada com a Embratur

02/09/2025 às 06h20 Atualizada em 02/09/2025 às 14h35
Por: João Paulo Ferreira
Compartilhe:
Foto: Bruno Rezende
Foto: Bruno Rezende

O Pantanal brasileiro ganhou projeção internacional com o lançamento da campanha “Safári para os Sentidos”, desenvolvida pela Embratur em parceria com a National Geographic CreativeWorks. A iniciativa busca posicionar o bioma, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, como um destino turístico global voltado ao turismo sustentável e de experiência.

Safári sensorial

A proposta é apresentar o Pantanal como um safári para os cinco sentidos, oferecendo aos viajantes vivências que vão além da observação da fauna e flora. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo de vida selvagem Filipe DeAndrade, que percorreu áreas preservadas do Pantanal Norte (Mato Grosso) e Sul (Mato Grosso do Sul), incluindo a Estrada Parque Transpantaneira, Barão de Melgaço, o Parque Estadual Encontro das Águas e a Serra do Amolar.

As fotos e vídeos foram publicados nas plataformas da National Geographic, incluindo galerias especiais e conteúdos imersivos no Instagram e Reels, ampliando a visibilidade internacional do bioma.

Apoio institucional

A campanha contou com apoio dos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além dos Sebraes Nacional e estaduais. Para a Embratur, a parceria com a National Geographic representa uma estratégia de fortalecimento da imagem do Brasil como destino de natureza.

“O Pantanal oferece uma experiência sensorial única, onde natureza e cultura se entrelaçam. Esta colaboração inédita mostrará ao mundo um dos maiores tesouros do Brasil e ajudará a atrair turistas interessados em explorar nossa fauna e flora de forma responsável”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

A vice-presidente de Parcerias de Mídia da National Geographic, Nadine Heggie, destacou que a campanha ressalta as maravilhas naturais brasileiras em sintonia com o público global.

Potencial turístico

O diretor-presidente da Fundação de Turismo do MS, Bruno Wendling, afirmou que a ação é uma oportunidade de reforçar o potencial do Estado no turismo de natureza. Segundo ele, com 80% de sua área conservada, o Pantanal é ideal para a prática de observação de aves, experiências culturais e de vida selvagem.

Já a secretária adjunta de Turismo de Mato Grosso, Maria Letícia Costa, destacou que a iniciativa marca um passo estratégico para consolidar o Estado como destino global de ecoturismo.

Patrimônio natural e cultural

Com mais de 4.700 espécies de animais e plantas registradas, incluindo a onça-pintada, arara-azul, tamanduá-bandeira e cervo-do-pantanal, o bioma abriga uma das maiores concentrações de vida selvagem das Américas. Além disso, guarda tradições de comunidades ribeirinhas, indígenas e pantaneiras que vivem em harmonia com os ciclos de cheias e secas.

A expectativa é que a campanha fortaleça o fluxo de turistas internacionais e qualificados, consolidando o Pantanal como um dos principais destinos de natureza e vida selvagem do mundo.

Para conferir as fotos, clique nos links abaixo:

Pantanal Norte
Pantanal Sul

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.