17°C 24°C
Campo Grande, MS
Publicidade

Campo Grande registra sensação de -3,2 °C e encara frio pesado até quarta-feira

Massa de ar polar derrubou temperaturas no estado, levou mínimas a 2 °C no sul e mantém previsão de frio até quarta, com mudança no tempo a partir de quinta

11/05/2026 às 16h08 Atualizada em 13/05/2026 às 13h23
Por: João Paulo Ferreira
Compartilhe:
Sensação térmica de -3,2 °C foi registrada em Campo Grande na manhã de segunda (11), com frio intenso afetando deslocamentos e rotina na capital
Sensação térmica de -3,2 °C foi registrada em Campo Grande na manhã de segunda (11), com frio intenso afetando deslocamentos e rotina na capital

A atuação de uma massa de ar polar derrubou as temperaturas em Mato Grosso do Sul e fez Campo Grande registrar sensação térmica de -3,2 °C nas primeiras horas desta segunda-feira (11). O frio marcou o dia em todo o estado, com destaque para a região sul, onde os termômetros chegaram a cerca de 2 °C em municípios como Iguatemi.

Além da capital, cidades do sul como Amambai e Ponta Porã tiveram mínimas entre 3 °C e 5 °C, enquanto Dourados registrou aproximadamente 5 °C. Em Campo Grande, a mínima ficou em torno de 7 °C, mas o vento intensificou a sensação de frio, especialmente durante a madrugada e início da manhã.

O cenário é resultado da entrada de uma massa de ar polar continental, caracterizada por ar frio e seco. A presença de céu limpo durante a madrugada favoreceu a perda de calor, enquanto os ventos contribuíram para reduzir ainda mais a sensação térmica. Ao longo da tarde, as temperaturas tiveram leve elevação, mas permaneceram abaixo da média para o período.

A previsão indica que o frio continua nos próximos dias. Na terça-feira (12), as madrugadas seguem geladas, com possibilidade de novos registros baixos, principalmente na região sul. Na quarta-feira (13), o amanhecer ainda deve ser frio, com elevação gradual das temperaturas ao longo do dia.

A partir de quinta-feira (14), o tempo começa a mudar, com aumento das temperaturas e possibilidade de chuva em diferentes regiões do estado, cenário que deve se estender até sexta-feira (15).

Há ainda risco de geada fraca em áreas do sul do estado, especialmente entre as madrugadas de terça e quarta, o que pode afetar lavouras sensíveis. O fenômeno ocorre quando as temperaturas próximas ao solo ficam muito baixas, favorecendo a formação de gelo sobre a vegetação.

O frio também já provoca impacto na saúde. Unidades médicas registram aumento na procura por atendimento, principalmente por doenças respiratórias. Crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade são os grupos mais expostos a complicações nesse tipo de cenário.

Além disso, o frio altera a rotina da população, com maior uso de agasalhos, aquecedores e aumento no consumo de energia elétrica. Autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente nas primeiras horas do dia, evitando exposição prolongada ao frio e mantendo cuidados básicos como hidratação e proteção adequada do corpo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.