
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) marcou para a próxima quinta-feira (21), às 8h, a retotalização dos votos das eleições de 2022 após a anulação dos votos ligados ao ex-deputado federal Tio Trutis e à ex-esposa dele, Raquelle Lisboa. A medida pode provocar mudança na composição da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) e tirar do PL uma das cadeiras conquistadas pelo partido no pleito.
O principal nome apontado nos cálculos divulgados por veículos estaduais como possível afetado é o deputado estadual Neno Razuk (PL). Com a exclusão dos votos vinculados ao grupo político de Trutis, o partido perderia quociente partidário suficiente para manter três cadeiras na Alems.
Com isso, o principal beneficiado seria João César Mattogrosso (PSDB), primeiro suplente da coligação tucana em 2022, que pode retornar ao Legislativo estadual após a nova totalização dos votos.
A decisão ocorre após o trânsito em julgado da condenação envolvendo Trutis e Raquelle Lisboa. A Justiça Eleitoral determinou a anulação dos votos após irregularidades relacionadas ao uso de recursos eleitorais durante a campanha.
Segundo os levantamentos publicados até agora, o PL teria caído de 132.945 votos para 122.163 após a exclusão dos votos anulados, alterando diretamente o cálculo das vagas proporcionais da Assembleia Legislativa.
Ao O Sul-mato-grossense, João César Mattogrosso afirmou que recebeu a possibilidade de retorno “com felicidade”.
“Trabalhamos bastante nas eleições de 2022 para conquistar a cadeira, mas batemos na trave naquele momento. Se realmente acontecer isso, voltaremos à Alems para trabalhar e honrar aqueles que confiaram em nós e no voto”, declarou.
Já a assessoria de Neno Razuk afirmou que o deputado ainda não foi notificado oficialmente sobre o procedimento marcado pelo TRE-MS e, por isso, não haverá posicionamento neste momento.
Apesar das projeções apontarem para a perda da vaga ocupada hoje por Neno Razuk, a definição oficial ocorrerá somente após o reprocessamento da totalização dos votos marcado pela Justiça Eleitoral.