Brasil TRAGÉDIA
VÍDEO: “A corda!”; jovem morre após ser jogada de ponte sem equipamento de segurança
Gravação registra desespero de testemunhas segundos após falha em salto radical em SP
14/06/2026 11h36
Por: João Paulo Ferreira
Momento registrado antes da tragédia mostra jovem sendo lançada da Ponte do Esqueleto durante atividade de rope jump em Limeira (SP); segundos depois, testemunhas perceberam que a corda de segurança não estava conectada

Uma jovem de 21 anos morreu na manhã deste sábado (13) após ser lançada de uma ponte sem estar presa à corda de segurança durante uma atividade de rope jump em Limeira, no interior de São Paulo. A vítima foi identificada como Maria Eduarda Rodrigues de Freitas. Vídeos gravados no local mostram o momento em que ela é arremessada da estrutura e, segundos depois, testemunhas percebem que o equipamento de segurança não havia sido conectado.

Nas imagens, Maria Eduarda aparece sendo conduzida até a borda da chamada Ponte do Esqueleto, ponto conhecido para a prática de esportes radicais na região. Logo após o salto, pessoas que acompanhavam a atividade começam a gritar "A corda!", ao notar que o equipamento que deveria estar preso à participante permaneceu no local de decolagem.

A jovem caiu de uma altura estimada em cerca de 40 metros e morreu no local. Equipes de resgate foram acionadas, mas apenas constataram o óbito.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa paulista, a Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias da tragédia. O caso foi registrado inicialmente como homicídio, e os responsáveis pela operação do salto passaram a ser investigados para esclarecer como a falha ocorreu.

Segundo os relatos colhidos pelos investigadores, havia uma equipe encarregada de conferir os equipamentos antes da atividade. A principal linha de apuração busca identificar se houve negligência, erro operacional ou descumprimento de protocolos de segurança.

Após a ocorrência, seis pessoas ligadas à organização da atividade foram conduzidas para prestar esclarecimentos. A polícia também recolheu equipamentos utilizados no salto e analisa imagens gravadas por participantes e testemunhas.

O rope jump é uma modalidade semelhante ao bungee jump. A diferença é que o praticante salta de estruturas elevadas preso por cordas e sistemas de ancoragem específicos, que amortecem a queda e permitem o balanço controlado. Por depender de uma série de procedimentos técnicos e conferências de segurança, a atividade exige checagens rigorosas antes de cada salto.

As imagens da tragédia passaram a circular nas redes sociais ao longo do fim de semana e provocaram forte repercussão em todo o país. O vídeo mostra o momento exato em que a falha é percebida pelas pessoas que acompanhavam a atividade, segundos após a queda da jovem.

Confira o vídeo:

🇧🇷‼️🚨 WOMAN THROWN DOWN FROM BRIDGE - FORGOT ROPE

This is probably the stupidest way to die. You pay the guys to throw you down the bridge … but they are sloppy and forgot the rope. You fall to your death.

The tragic accident happened on Skeleton Bridge between Limeira and… pic.twitter.com/Hua1Hi8lLS

— Lord Bebo (@MyLordBebo) June 13, 2026