Saúde Aluno
Aluno testa positivo para varíola dos macacos em escola da Capital
Aluno testa positivo para varíola dos macacos em escola da Capital
06/10/2022 10h04 Atualizada há 4 anos
Por: Viviane Freitas
Foto: Reprodução

Foto: Divulgação

Em Campo Grande, uma criança aluna de uma Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) foi diagnosticada com a varíola dos macacos. Em Mato Grosso do Sul já são 130 casos confirmados, além de outros 27 suspeitos, segundo boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Conforme o Midiamax, a criança foi identificada com a doença após rastreio realizado pelas secretarias de saúde, do município e do Estado, e não frequenta as aulas desde o início dos sintomas, há duas semanas. A criança segue em isolamento junto com a família.

Conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (05), há 26 casos ativos da doença e quatro prováveis. Em Campo Grande estão a maioria dos casos, sendo 95 dos confirmados e 13 dos ativos atualmente.

Os homens são a maioria dos diagnosticados com a doença, representando 87,3% contra 12,7% de mulheres. E pessoas com idade entre 20 e 39 anos formam o perfil dos casos confirmados.

Crianças de zero a 9 anos representam apenas 3,7% dos casos confirmados, e 9% na faixa de 10 a 19 anos. Em 90% dos casos confirmados no Estado, os pacientes tiveram erupções cutâneas na pele, sendo o sintoma mais frequente.