Por João Paulo Ferreira | 25 abril, 2023 - 8:47
A Santa Casa de Campo Grande está cada vez mais comprometida em tornar o ambiente de saúde acessível a todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência. Para isso, a Gerência de Gestão de Pessoas, juntamente com as Diretorias Coorporativa e Executiva, está lançando uma campanha de conscientização intitulada “Inclusão e Empregabilidade”, com objetivo de oferecer oportunidades de trabalho às pessoas com deficiências.
O evento de apresentação, intitulado “Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência” será realizado no dia 27 de abril, às 8:00, e pretende, também, desenvolver diálogos para criar ações que garantam que todas as pessoas, independentemente de sua condição, sejam incluídas no mercado de trabalho como colaboradores da Santa Casa. A instituição entende que as PCD, abreviação de pessoas com deficiência, enfrentam muitos desafios em sua vida diária e quer garantir que o hospital não seja mais um desses obstáculos.
Dentro da programação, a Santa Casa oferecerá vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência e contará com palestras sobre inclusão social nas empresas e seus desafios, além de relatos sobre o cotidiano de um PCD. Na programação também está agendado o lançamento da Pedra Fundamental da Passarela Acessível.
Já no período da tarde, serão realizadas triagens e entrevistas, para garantir o acesso dinâmico aos processos de recrutamento, de seleção e de possibilidades de contratação. Os interessados devem levar o currículo atualizado para o balcão de empregos, que será montado no Auditório Carroceiro Zé Bonito, no térreo da Santa Casa de Campo Grande, das 13:30 às 16:00.
A campanha também incluirá a elaboração de uma série de ações que serão desenvolvidas nos próximos meses para tornar o hospital mais acessível. Alguns exemplos são a instalação de rampas de acesso e elevadores adaptados para cadeirantes em todo o hospital, a adaptação de banheiros para pessoas com deficiência, com barras de apoio e portas mais largas, o treinamento para todos os colaboradores do hospital sobre como atender adequadamente as pessoas com deficiência, incluindo a comunicação e assistência necessária e a aquisição de equipamentos e tecnologias assistivas, como cadeiras de rodas e dispositivos de comunicação, para tornar o atendimento mais eficiente e confortável para as pessoas com deficiência.
Para o vice-presidente da Santa Casa de Campo Grande, estar acessível é uma lei que deve ser cumprida. “Além disso, é um ato humanitário, pois todos temos os mesmos direitos. Nossa Diretoria Corporativa tem essa mesma forma de pensar e agir. Temos que atuar em alguns pilares: as ações de acessibilidade, inclusão e acolhimento, a acessibilidade física, que são as ações ligadas à Engenharia e Arquitetura, as ações relacionadas com a acessibilidade digital e o maior desafio, que são as barreiras atitudinais, relacionadas ao trato entre as pessoas, como se portar, como falar e como agir com as pessoas com qualquer tipo de deficiência”, afirma o engenheiro Jary de Carvalho e Castro.
“Lembrando que quando falamos em acessibilidade, falamos em pessoas com deficiência, obesos, idosos, nanismo, autistas, síndrome de Down, gestantes, pais com filhos e com carrinho de bebê”, completou ainda o vice-presidente sobre os próximos desdobramentos do Projeto Inclusão e Empregabilidade. A Santa Casa de Campo Grande acredita que a acessibilidade é um direito humano básico e está comprometida em garantir que todas essas pessoas, incluindo aquelas com deficiência, tenham acesso a cuidados de saúde de qualidade e oportunidades no mercado de trabalho.
Serviço – Projeto Inclusão e Empregabilidade
Evento – Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência
Data – 27/4/2023
Horário – das 8:00 às 16:00
Local – Auditório “Carroceiro Zé Bonito” (Térreo da Santa Casa)
23 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções