Por Viviane Freitas | 25 junho, 2022 - 9:08
Ele bem que tentou seguir a rotina de criação de campanhas publicitárias. Se formou em Publicidade e Propaganda, construiu uma carreira bem-sucedida e atuou por aproximadamente 11 anos com a produção de eventos. Mas, sua paixão falou mais alto e, ao invés de só ganhar dinheiro, ele se reinventou na profissão. Hoje é referência nacional entre churrasqueiros.
Ao OSM ele conta como trilhou sua trajetória, desde o seu primeiro contato com a gastronomia até suas maiores conquistas nos últimos anos: “Meu primeiro contato com a cozinha foi quando eu aprendi a fritar um ovo, aos oito anos de idade. Depois aprendi a fritar um bife, a fazer miojo…”, comenta Bruno de Souza, conhecido como Brunão do BBQ.
Na adolescência, Brunão relembra seu primeiro arroz carreteiro preparado com a picanha do pai: “Meus pais viajavam muito e eu já estava enjoado de comer misto quente, pizza de mercado, e queria comer meu prato predileto que é o arroz carreteiro. Perguntei para minha mãe como fazia, ela me ensinou e em um belo dia estava sozinho em casa, decidi fazer o prato. Peguei uma carne no congelador, descongelei, cortei tudo mal cortado e fiz o arroz. Não foi um dos melhores, mas deu certo, porém, quando meus pais chegaram, descobri que a carne era uma picanha do meu pai que estava no congelador”, relembra em risadas.
Foi assim que Brunão percebeu que tinha facilidade para a gastronomia e começou a testar outras receitas. “Eu tinha vontade de comer estrogonofe, perguntava para minha mãe como fazia e então preparava, tinha vontade de comer um macarrão, perguntava para minha mãe e fazia, sempre que sentia vontade de algo, perguntava para minha mãe e testava”, conta.
Na fase adulta a gastronomia acompanhou Brunão e ele muitas das vezes estava à frente das confraternizações dos amigos, porém, o churrasco ainda estava fora de cogitação. “Embora o churrasco fosse meu prato predileto junto com o arroz carreteiro, eu não sabia fazer, pois em casa quem sempre fazia era meu pai e meus tios. Eu até me aventurava a fazer algumas vezes, porém não tinha nada de especial”, diz.
Formado em Turismo e Eventos, Brunão produziu diversos eventos durante 11 anos e chegou a ser empresário de artistas, produtor e até mesmo divulgador de grandes artistas, como a dupla Henrique e Diego. E na cozinha? ainda nenhuma experiência profissional, apenas o amadorismo.
Mas tudo mudou há 10 anos, quando teve seu primeiro contato com o curso de cozinha. “Na época meu pai trabalhava na Prefeitura de Campo Grande e tinham feito uma parceria com uma escola de curso profissionalizante, que apresentou um curso de churrasco, e eu participei, achei muito legal estudar cozinha. Durante o curso, conheci o chef Adriano Torres, professor de gastronomia no Senac, que me chamou para fazer um curso de cozinha, que acabei aceitando”, comentou.
Passados dois anos, ele decidiu cursar gastronomia profissional e se jogou de cabeça na profissão. “Nunca mais parei de estudar sobre gastronomia. Logo comecei a trabalhar com comida, fui gerente de casa de suco , de duas hamburguerias e minha vida começou a ir totalmente para o lado da gastronomia”, conta.
Em 2017 ele ainda agenciava os artistas e vivia na estrada. “Minha avó já estava com uma idade avançada, eu já tinha um filho, e não ganhava tão bem para passar a maior parte do meu tempo na estrada. Decidi então largar a estrada e começar a trabalhar com Marketing [ pois cursei Publicidade e Propagando nesse meio tempo], conta ao OSM.
E foi assim, largando a estrada para se dedicar mais a família e investindo em seu conhecimento em Marketing que ele acabou cuidando do marketing promocional do suco Prats, em Campo Grande. “Além do Marketing, também gerenciava a agência, ou seja, prestava serviço de agência e organizava os eventos”, relembra.
Em um desses eventos, Brunão recebeu um desafio de agenciar um evento de churrasco para um mercado da cidade. “Comecei a procurar churrasqueiro e conheci um rapaz que era meio que o único desse serviço. Durante o evento ele acabou se apertando um pouco e eu entrei para ajudá-lo. E não é que eu gostei?”, disse.
“Adorei trabalhar com ele, salgar a carne, assar, e acabei fechando para ajudar ele em seus próximos eventos”, comenta.
Foi então que Brunão se enfiou nos livros e mergulhou de cabeça nos estudos sobre churrasco. “Comecei a estudar muito, as entradas, sobremesas na brasa, técnicas de grelha, técnicas de varal, de defumação, foram meses intensos de estudo. Assim eu descobri um mundo inexistente para mim, descobri que assim como chefs renomados de gastronomia, também existiam grandes chefes de churrasco e me encantei. Comecei a seguir todos os chefes e vi que a maioria era patrocinada por grandes marcas. Me deslumbrei com a possibilidade de poder viver um dia de churrasco”, comentou.
Apaixonado pela gastronomia fez vários cursos relacionados profissionalizantes. “Sou publicitário de formação, mas apaixonado por culinária, churrasco, percebi que tinha bastante eventos de churrasco, mas poucos assadores oferecendo o serviço na região, então comecei a prestar o serviço e o negócio ganhou força muito rápido”, lembra Brunão.
Brunão começou a pesquisar todos os eventos de churrasco, grandes festivais e até se inscrever como voluntário, para poder participar. “Por incrível que pareça, comecei a ser aceito! Até que em março de 2018 fui para um festival que mudou minha vida, O Braseiro em Rio Preto com um dos maiores especialistas de carne do Brasil, Roberto Barcellos. Ele gostou muito do meu trabalho e acabou me chamando para trabalhar com ele nos seus próximos quatro eventos. E eu? Fui, claro. Comecei a participar com ele e quando eu vi, estava competindo com uma equipe no campeonato sul americano de churrasco”, comenta.
Julho de 2018 a agenda de Brunão já estava programada com eventos para setembro, em São Paulo, quando recebeu convite para ser curador e organizador do projeto churrasco do Teló – Evento criado pelo escritório do cantor sertanejo Michel Teló, que promove um festival de churrasco para resorts espalhados pelo país. “Fiquei maravilhado com a oportunidade, e quando percebi já tinha 4 eventos para setembro, sendo um deles com o cantor. E então, Brunão passou a ganhar a vida como assador de churrasco e cozinheiro.
Brunão relembra que foi assim que chegou em sua família para compartilhar que iria ficar 40 dias em São Paulo para realizar os eventos e que assim que acabasse seu objetivo era procurar uma oportunidade, seja como auxiliar de cozinha ou lavador de pratos. “Eu lembro que tinha o dinheiro para me manter os 40 dias, mas depois disso não sabia o que poderia acontecer”, comenta.
Mas o sucesso de Brunão foi garantido e em seu primeiro evento já recebeu uma proposta que não esperava: “Assim que cheguei fiz o evento para Santa Massa – maior marca de pão de alho do Brasil, eles gostaram muito do meu trabalho e de cara já me contrataram como chefe churrasqueiro oficial deles. Comecei a receber cachê pelos eventos e acabei não voltando mais para Campo Grande”, diz.
Em 2019 sua carreira ganhou um novo ‘boom’, e juntamente com sua equipe, Brunão participou do Sul Americano de Churrasco no Chile, evento que ficou em 6º lugar. “Voltando de lá fui curador do projeto churrasco do Teló mais cinco vezes naquele ano e convidado para participar com Teló no quadro Bem Sertanejo do Fantástico – quadro que participou três vezes naquele ano. Foi assim, que comecei a aparecer para grandes marcas e fui contratado para ser embaixador da Cervejaria Colorado através da Ambev, contratado para ser embaixador da Swift através da JBS e, contratado para ser um dos membros da Sociedade do Churrasco da Tramontina. Quando parei para ver, eu tinha três das maiores marcas do mundo comigo, foi maravilhoso. Minha vida começou a melhorar e tudo explodiu”, relembra.
Pandemia
Em 2020, trabalhadores do setor de eventos viveram sob os sentimentos de incerteza e dúvida a respeito de quando poderiam retornar às atividades, paralisadas desde o início da pandemia. Os poucos clientes que surgiram nesse tempo, não foram suficientes para evitar a crise econômica e os prejuízos, causados pelos cancelamentos e adiamentos de festas. E foi assim, que Brunão precisou largar tudo e voltar para Campo Grande.
“Tive que vir embora pois acabaram os eventos, e nós vivíamos de aglomeração.. Vim embora, cheguei em Campo Grande, sem saber o que fazer, não tinha rumo, nem dinheiro em caixa. Então, resolvi trabalhar um canal no youtube, um dos meus sonhos. Montei o projeto, comecei a entrar em contato com as marcas, e em agosto de 2020, tive a honra de assar um churrasco para o presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. Naquele momento minha vida mudou novamente”, comenta.
“Os vídeos desse dia viralizaram, as páginas começaram a compartilhar e muitos queriam saber quem era a pessoa que estava assando carne para o presidente do Brasil. E eu aproveitei o momento e comecei a vender workshop para essas pessoas. Foi assim que minha carreira começou a voltar aos poucos, durante a pandemia”, conta Brunão.
Em 2021, o projeto do canal saiu do papel e ele lançou seu canal Paixão Fogo e Pescaria. “Lá nós falamos sobre cozinha, receita, churrasco, tudo relacionado a paixão pelo fogo, que não é só sobre churrasco e sim sobre o que o fogo faz com o alimento. Além da pescaria que é nossa paixão, nosso hobby, é um projeto de vida. Na pescaria fizemos 13 em sete meses e através do canal eu pude pescar na Amazônia e no Pantanal”, comenta.
Brunão na TV
O canal é um projeto de vida para Brunão, pois o grande intuito era além de mostrar sua paixão, transformá-la em algo maior, como chamar a atenção da tv brasileira. E não é que ele conseguiu? “Chamamos a atenção da TV e recebemos o convite para ter nosso programa, levar nosso canal para o SBT, que é o que vai acontecer no segundo semestre”, comenta Brunão com essa grande novidade em sua carreira.
Ele frisa: “Estamos bem felizes, vamos falar de gastronomia, comida, cozinha, culinária, tudo em volta do fogo e teremos convidados especiais, celebridades aqui do Estado, músicos, celebridades da internet. Além disso, iremos falar de turismo de pesca, fomentando principalmente o turismo de pesca do Estado. Essa é a nossa grande novidade”, disse.
Brunão irá continuar com os projetos particulares, corporativos, aulas, aulas shows e também com os workshops pelo Brasil todo. “Teremos também o retorno em outubro do churrasco do Teló, que sou o curador do projeto, brinco que eu sou o churrasco e ele o Teló, pois cuido de tudo relacionado ao churrasco, desde equipamento, estrutura à carne e acompanhamentos”, explica.
Para aqueles que estão iniciando agora sua caminhada em direção a um sonho, Brunão deixa seu recado: “O primeiro passo é nunca desistir, o segundo é testar as receitas, estudar muito. Esse conselho é para vida, não só para a cozinha ou churrasco, é para a galera acreditar no sonho, correr atrás e fazer algo que dê extremo prazer. Se a gente fizer isso, a trajetória fica muito mais prazerosa. Corra atrás do seu sonho, estude e faça o seu melhor, para poder merecer e com certeza Deus vai abençoar”, finaliza.
Siga nas redes sociais e acompanhe um pouco mais. Instagram – @brunaobbq.
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções