Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Das piadas com os amigos para os palcos: a vida de Junior Manica contada pelo stand up - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
OSM Entrevista

Das piadas com os amigos para os palcos: a vida de Junior Manica contada pelo stand up

Há quatro anos na comédia, ele já viajou estados arrancando risadas dentro e fora dos palcos e até inventou sua própria premiação

Por Viviane Freitas | 27 maio, 2022 - 14:52

Em busca de uma vida melhor que Matheus Manica Junior, o Junior Manica,  resolveu se jogar no stand up, onde se encontrou há quatro anos. O campo-grandense já viajou estados arrancando boas risadas dentro e fora dos palcos e contou ao OSM, o que o levou a entrar para a área e se tornar o comediante revelação 2023 — se é que isso é possível.

Junior, 29 anos,  nasceu e cresceu na capital de Mato Grosso do Sul e foi influenciado desde cedo pelos canais de comunicação. “Se existe alguma influência, seria em relação a consumir muito a comédia e humor nos programas de tv, em vídeos de internet e em reuniões familiares nas quais sempre fiz minhas ‘graças’ para provocar risadas de quem estava presente”, explica.

Por morar em um lar cristão, não era qualquer conteúdo que ele consumia, sua mãe filtrava que poderia ou não assistir no meio humorístico, o que alguns depois, acabou rendendo muitas risadas em suas apresentações. “Várias vezes nos domingos, chegavámos da igreja e eu corria para tv para assistir o programa Pânico, mas minha mãe fica p* da vida por achar o programa pesado demais e um dia falou que iria orar pedindo para que o programa acabasse e não é que passou alguns dias e o programa acabou?Parece que minha mãe tem uma intimidade bacana com o Jotacê”, brinca. 

A boa comunicação são resquícios da faculdade de Publicidade e Propaganda,  a qual iniciou mas precisou trancar no último semestre. “Eu estava prestes a ter meu primeiro filho e não estava dando para manter a faculdade e o moleque, e também eu já em um nível de escrever as paradas da faculdade na fralda e limpar a bunda da criança com os cadernos, de tão sobrecarregado”, ri. Ele frisa que ainda hoje, aplica muitas técnicas que aprendeu na faculdade em sua “quase carreira” de comediante. 

Embora não tenha concluído o curso, a escalada para o sucesso veio acompanhada de muitas parcerias. “Na faculdade percebi que todos, de certa forma, sempre consumiram humor e comédia, seja em filmes, livros, vídeos, ou até músicas e compreendi que existia público e mercado para algo que eu sempre fiz de graça, literalmente. Foi então que então comentei com um colega da faculdade, o Pedro Amaral, que tinha vontade e interesse em profissionalizar isso, e ele me indicou alguém já do meio da comédia em Campo Grande que eu nem sabia que existia, o Anderson Barão. Ele me fez o convite para testar algumas piadas e textos de Stand Up e dali em diante nunca mais parei”, conta..

Júnior conta que a primeira vez que fez uma apresentação não foi difícil pois utilizou suas próprias histórias inusitadas e engraçadas. “Na época que eu trabalhava como motorista de aplicativo, então eu peguei essas histórias e as inseri em técnicas de Stand Up (que eu nem sabia que conhecia) tais técnicas, e por incrível que pareça, tudo fluiu perfeitamente naquela oportunidade”, acrescenta. 

Então, há quatro anos ele decidiu se entregar para a comédia, que já lhe proporcionou diversas conquistas. “Conheci humoristas que sempre admirei pela televisão, viajei para outros estados nos quais nunca havia sequer cogitado pisar, me apresentei com humoristas renomados, consegui levar minha família para conhecer a praia, enfim, a comédia de um tempo pra cá está me retribuindo todo amor que eu tenho por ela”, diz.

Junior ainda não se mantém somente da comédia e diz que as pessoas ainda estão descobrindo esse universo no Estado. “Em Campo Grande é quase que impossível ser um trabalho em tempo integral, tendo em vista que agora, nesse nosso momento, as pessoas estão descobrindo que existem humoristas regionais por aqui. Sendo assim, o mercado ainda não abriu essa porta para ser um sustento ou fonte de renda integral”, comenta. 

Sempre com muito bom humor, ele diz que os cachês tem ajudado muito a família, que recentemente cresceu. “Virei pai de três filhos, tive duas bebês gêmeas recentemente e não me perguntem como aconteceu, eu também não sabia que eu era tão predisposto a ter vários filhos com uma “engravidada” só”, brinca

Para o comediante, embora seu sustento integral não venha das apresentações, é algo que ele acredita e faz por amor. “Desde que entrei na comédia , sempre tive em minha mente que a grana é consequência do trabalho bem feito e que o que estava me motivando no momento era o amor a essa arte, é simplesmente a comédia pela comédia”, completa.

Mas, afinal, Júnior possui o prêmio revelação 2023? Ao OSM ele conta a verdade sobre essa história. “Uma vez eu encontrei um humorista nacional após um show e ele falou que tinha ganhado um prêmio no Faustão, para não ficar por baixo, falei que eu tinha um prêmio também, ele me perguntou qual e eu inventei esse prêmio comediante revelação 2023, porque ainda não estamos em 2023, então todo vez que inicia o ano, eu jogo a premiação para o ano subsequente, até chegar o dia que realmente aconteça um prêmio de verdade se é que exista, entã,  em 2023 eu provavelmente serei o humorista revelação de 2024”, conta em risadas. 

Junior se considera um homem de “sorte”, por viver situações inusitadas que geram tanto conteúdo. “Quando eu era motorista de app, tive inúmeras situações, quando parei com o app (porque o governo não quis mais que eu conseguisse comprar combustível) eu comecei a trabalhar no ramo de vendas que era algo que eu já fazia desde criança ajudando a minha mãe com os pães caseiros e lá nessa loja que trabalho como vendedor moda evangélica Dany Canel abraço Dani, brinca,)conheci pessoas que assim como eu vivem ou viveram ou tiveram experiências com a criação na igreja, então atualmente eu consigo mesclar esse mundo junto com meus outros acontecimentos como o caso das filhas gêmeas que acabei de “adquirir “ ou outras situações de cotidiano que é o que o StandUp realmente tem costume de trazer para quem o consome”, relembra.. 

Foi assim, que ele iniciou seu próprio show solo, que se chama: DESVIADO, uma forma engraçada que algumas pessoas o rotularam ao verem fazendo StandUp. Sobre seu processo de criação, ele diz que é individual de cada comediante e que em seu caso, particularmente é um pouco mais livre.

“Levo o texto e as piadas mais engraçadas para o palco mas se algo acontecer durante a apresentação eu consigo brincar um pouquinho com a situação deixando assim aquela apresentação engraçada de forma exclusiva para quem a assistiu. Mas muita gente acha realmente que é só chegar lá e falar alguma coisa engraçada no palco. Eu mesmo quando comecei achei que era, mas com o tempo , descobri e investi tempo de estudos e principalmente técnicas que muitas das vezes nem imaginávamos que precisam ser aplicadas durante a construção do texto”, conta.

“Algumas vezes já me disseram isso de ser algo fácil e comum e quando demos a oportunidade da pessoa fazer, foi um desastre. A pessoa levou uma história apenas que ela considerava engraçada mas a plateia em questão não achou graça então não funcionou, mas felizmente hoje as pessoas estão começando a entender que realmente é uma profissão e que a arte exige dedicação e estudo”, acrescenta.

Atualmente ele se apresenta com o grupo QUASE StandUp, composto por ele, Higor Alexandre e Wagner Jean  e também em seu show solo Junior Manica DESVIADO. Mas enfatiza que está disposto para o que vier. “Existem convites para outros eventos, participações, palhinhas e eu não recuso não, afinal, onde tem comédia eu quero estar, seja pra assistir e aprender mais, ou para apresentar”, finaliza.

Mais Notícias
Esportes

Operário confirma permanência de Leocir Dall’Astra e divulga Comissão Técnica para 2025

22 novembro, 2024

Educação

Deputado propõe proibição do uso de celulares nas escolas de MS

22 novembro, 2024

Saúde

Prefeitura intensifica ações de saúde para prevenção ao diabetes em Dourados nesta sexta

22 novembro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções