Fale Conosco Entre em Nosso Grupo Fale com a Redação Jornalista de MS cria app para combater fake news e startup entra para o maior programa de aceleração da América Latina - Jornal OSM - O sul-mato-grossense
Destaques
OSM Entrevista

Jornalista de MS cria app para combater fake news e startup entra para o maior programa de aceleração da América Latina

Idealizado por Thayara Barboza, Verifica Notícias é primeiro aplicativo no país, e pioneiro no formato de ferramenta de reputação

Por Viviane Freitas | 3 setembro, 2022 - 11:45

Foto: Luiz Alberto – Diário Digital

Um dos maiores desafios do cenário da informação é distinguir notícias verdadeiras das chamadas “fake news”, principalmente com tantos informes que surgem a cada minuto sobre diferentes assuntos. Indignada com a desinformação, a jornalista sul-mato-grossense, Thayara Barboza, de 34 anos, criou um projeto para ajudar o público a consumir informação de qualidade que acabou se tornando o primeiro aplicativo no país, e pioneiro no formato de ferramenta de reputação.  

Há mais de 13 anos no ramo da assessoria de imprensa e comunicação, Thayara Barbosa explica ao OSM como surgiu a ideia do projeto e como se tornou a única startup de Mato Grosso do Sul selecionada para o maior programa de aceleração da América Latina. 

“O projeto Notícia Verifica surgiu durante a pandemia, em uma época em que ser bombardeado por notícias falsas não era uma opção. Em casa, em um dos momentos de revolta com tudo o que envolvia a desinformação diante do enfrentamento da doença Covid-19 e à vacinação surgiu a ideia de criar algo relacionado  às fake News”, explica Thayara  em entrevista ao OSM. 

Thayara é Natural de Campo Grande e no ramo da assessoria de imprensa chegou a trabalhar em empresas como Sebrae, Rede Tendência, Câmara Municipal de São Gabriel, Shopping Bosque dos Ipês, entre outros. Mas foi enxergando um “lugar de escape” para sua rotina que ela montou o projeto mais ousado da sua vida. “Pensei que um aplicativo seria mais ousado de fazer e mais fácil para o usuário. Mas uma coisa é ter uma ideia, outra é aplicar”, afirma com humor a jornalista.

Ela comenta que desde o momento da ideia até a sua concretização do projeto, foi um longo e bom tempo e investimento. “No total, foram 10 meses de desenvolvimento até a primeira versão do App ficar pronta e ser lançada, propositalmente no dia da mentira, comemorado no dia 01 de abril de 2022”, comentou.

A proposta do aplicativo é a primeira no país, no formato de ferramenta de reputação e de checagem de notícias. “Como lançamos em abril, seguimos como pioneiros, porém, agora não somos os únicos, porque o Projeto Comprova, lançou essa semana o App da agência”, explica Thayara.

Não demorou muito para que o aplicativo se tornasse popular entre os sul-mato-grossenses e sobre o crescimento em tão pouco tempo, ela diz: “Quando comecei a idealizar e a desenhar esse projeto, parecia algo inalcançável, mas mesmo com quase um ano para desenvolver, quando ficou pronto, os primeiros downloads foram feitos e a repercussão que tem tomado me mostra que independente de maneira que é feita, dar o primeiro passo para enfrentar os danos causados pelas fake News, é essencial”. 

Todo o processo de verificação, feito por uma equipe de jornalistas, também é detalhado em uma resenha, citando inclusive as fontes checadas. “Priorizamos criar uma ferramenta muito intuitiva e fácil de ser utilizada. Quando uma pessoa cadastra uma notícia com o intuito de compartilhar fake news ela acaba fazendo o contrário pois  compartilha a notícia já verificada”,comentou a idealizadora do projeto.

Mesmo com um projeto tão inovador, Thayara tinha em mente algo ‘pequeno’, como uma empresa convencional, mas o pensamento mudou quando o Notícia Verifica concorreu  com mais de 750 startups do país e passou.. “Novos horizontes surgiram e acabamos sendo selecionados no InovAtiva Brasil – que é o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Com o apoio da aceleradora, estruturamos os processos, temos acesso a investidores, almejamos o escalamento do aplicativo e buscamos mercados nacionais e internacionais”, comenta. 

O projeto também conta com investidores anjo, que são pessoas que acreditaram no potencial dele e foi e segue sendo moldado por um grupo de pessoas direcionadas por Thayara. “O aplicativo funciona com checagem híbrida, ou seja, estamos ensinando a Inteligência Artificial para fazer uma parte da checagem e ela é completa e finalizada com a checagem humana”, explica. E compartilha uma novidade: “Desde o lançamento já fizemos algumas melhorias, como colocar a opção para chegar aos boatos do Whatsapp”.

Se até aqui você não entendeu a grandiosidade do aplicativo, principalmente em época de eleição, pois a fake news é um desafio à informação e aos formadores de opinião que enfrentam o crivo das fontes e a desinformação dos leitores, o OSM te explica como ele funciona na prática.

Após baixar o aplicativo em Android ou IOS, de forma gratuita, ou acessar o site, basta criar um usuário e começar a utilizá-lo. Para enviar uma notícia, clique no botão de adicionar, insira o link da matéria lida e as informações. Em “comentário opcional”, o usuário também pode escrever qual parágrafo gostaria de verificar e mais detalhes. Depois, é só cadastrar a notícia em uma hashtag, pois assim, cada vez que a publicação receber uma atualização, será enviada uma notificação para o celular. A resposta, que pode ser verdadeira, falsa ou indeterminada (caso não haja informações que comprovem sua origem), é devolvida em até 24 horas. Cada notícia vem também com uma resenha que aponta o motivo, fontes e os dados que a tornam verdadeira ou falsa.

A idealizadora diz que seria utopia dizer que o objetivo principal é combater a Fake News, mas acreditar que podemos comprometer nossos influenciadores sociais (políticos, empresas, artistas e etc) a de comprometerem com a não propagação de notícias falsas e entregar à sociedade o conteúdo verificado. “A facilidade de verificar via aplicativo e ainda listar os nomes que se preocupam com a verdade, é com esse objetivo que temos trabalhado”, comenta.

“Sabemos que as pessoas têm pressa, é disso que se vale a desinformação, e ser uma ferramenta que ajude a população a encontrar notícias e pessoas em quem elas possam confiar, é pra mim e para todos que estão nesse projeto, um pontinho de luz na escuridão dessa “infodemia” que vivemos”, finaliza a idealizadora do projeto.

Mais Notícias
Política

VÍDEO: Tentativa de instalar dispositivo de rastreamento em veículo de Rose Modesto é registrada por câmeras

5 outubro, 2024

Política

Beto Pereira propõe expansão do monitoramento na Capital com 1.000 novas câmeras e Centro de Operações Integradas

5 outubro, 2024

Política

Gabriel Boccia lidera intenções de voto em Bela Vista com mais de 10% de vantagem

4 outubro, 2024

Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções