Por Viviane Freitas | 16 setembro, 2022 - 17:03
Quando criança, ela sofreu bullying na escola e na família por estar acima do peso. Na adolescência, fez dietas mirabolantes e chegou a ser diagnosticada com transforno alimentar compulsivo. O que Mariane Medeiros não sabia era que na fase adulta superaria todas as dificuldades para se tornar Miss Pluz Size MS, representar o estado em um concurso nacional e se tornar Influenciadora Digital de sucesso.
“Foi maravilhoso! Não é missão fácil representar o estado”, conta ela, que com 35 anos, foi para Joinville representar o estado em um concurso de modelo nacional e ficou em quarto lugar. Além disso, participou do Miss MS representando sua cidade natal e foi eleita a Miss Plus Size mais bonita do evento.
Mariane nasceu em Cassilândia, interior de Mato Grosso do Sul, mas vive há 17 anos na capital, em Campo Grande. Aos seis anos, foi diagnosticada com obesidade e mesmo sem saber o que significava bullying, sofreu agressão por causa do sobrepeso: lembro que na adolescência uma colega chegou me falar que era melhor eu me matar pois nunca ia conseguir emagrecer. Essa é a pior lembrança que tenho”, diz.
Nem entre os parentes a forma física deixou de ser motivo para ataques. Mesmo que inconscientemente colocavam na minha cabeça que precisava parar de comer e ser magra. Isso é uma construção, infelizmente, diz a modelo e influenciadora. Ela enfatiza o perigo que a questão de bullying familiar está enraizada na sociedade. “As pessoas acabam reproduzindo comportamentos sem ter noção do perigo que causam nas pessoas, como reforçar elogio para quem emagrece, reforçar o corpo magro como algo belo e único, acredito que ofereciam o melhor deles, achando que me ajudaria, porém acaba se tornando um gatilho perigoso”, comenta.
Mariane explica ao OSM que sempre ganhou massa muito rápido, por isso, buscou meios para tentar se encaixar no padrão da sociedade. “Fiz de tudo, atividade física, natação, hidroginástica, academia, dança, todas as dietas mais mirabolantes que existem, tudo, para tentar ter um corpo dentro dos padrões, mas essa pressão acabou me causando com transtorno alimentar compulsivo, onde por muitas vezes me escondi para comer ou até mesmo deixei de ir a lugares por vergonha ou medo de acabar comendo. Sempre, uma pressão muito grande que nunca tive paz com o espelho”.
Licenciada em Biologia, Mariane trabalhava há quatro anos na administração de uma faculdade da cidade quando decidiu mudar o rumo da sua história. “Em 2018 fiz uma viagem para São Paulo e encontrei uma tia que me incentivou a ser modelo plus size e assim que retornei para Campo Grande comecei a pesquisar mais sobre o mercado”, conta.
Nos Estados Unidos, uma mulher é considerada plus size a partir do manequim 40. No Brasil, esse padrão é considerado a partir do número 44. Mariane então resolveu se inscrever em um concurso e acabou ficando em terceiro lugar. “Com a cara e com a coragem, fiquei em terceiro lugar e desde então me identifiquei muito com as histórias das pessoas que eu comecei a acompanhar nesse meio e acabou acontecendo naturalmente na minha vida”, disse.
Ela que diz nunca ter se imaginado trabalhando no meio da moda, de repente largou uma carreira de administração escolar para viver exclusivamente como modelo. “Simplesmente aconteceu. Foi rolando de forma tão natural que parece que nasci para isso. Acabei tendo a oportunidade de ir para Joinville representar Mato Grosso do Sul e fiquei em quarto lugar. Depois, participei do Miss MS, o qual representei minha cidade natal e foi então eleita a Miss Plus Size MS”, explica. E diz: “Quando vi as pessoas se inspirando em uma pessoa diferente do padrão que a sociedade espera, se identificando comigo, se inspirando em mim, descobri minha missão”, comentou.
No começo, as inspirações da modelo eram Aline Zattar, Bruna Rego e Débora Fernandes. “Elas me inspiraram a me dedicar a essa carreira e fui descobrindo um mercado novo na em Campo Grande, onde não tinha muitas pessoas trabalhando, então fui me especializando, desenvolvendo e buscando sempre fazer o melhor”, pontua.
“Quando nos dedicamos em algo que propomos a fazer, isso se torna o nosso diferencial. Isso é o que me levou mais longe. Quando decidi fazer disso a minha carreira, eu não o via como passatempo e sim como uma profissão. As pessoas acham que ser influenciadora e modelo é só você ser bonita, mas exige muita dedicação, muitas horas de estudo para poder fechar um contrato”, comentou.
Questionada se é mais modelo ou mais influenciadora, Mariane diz que o seu mundo de influenciadora digital e de modelo, estão atrelados e caminham juntos. “Essa área só cresce, hoje em dia me conecto a pessoas que nunca pensei possível, pessoas de todo Brasil. Todos conhecem o meu jeito de ser, de falar, minha carreira, sou feliz em fazer as duas coisas. E claro, pretendo sempre buscar me aperfeiçoar e agregar outros trabalhos no meu currículo, como como consultora de imagem e gestora de mídias”, disse.
Emocionada, a modelo e influenciadora, deixa seu recado para aqueles que estão pretendendo iniciar uma carreira agora, ou que têm medo de se arriscar nos seus sonhos.
“Durante toda a minha vida eu não aprendi a sonhar, porque eu aprendi a viver para agradar os outros. Eu vivi muitos anos da minha vida fazendo o que as outras pessoas queriam que eu fizesse. Vivi muitos anos com medo de fazer algo e não dar certo, de ser criticada, de ser julgada, tudo isso, porque queria ser aceita. Eu queria me sentir parte de algo, queria ser incluída na vida das outras pessoas, e acabei deixando de sonhar porque estava sempre fazendo o que os outros queriam. Depois de um processo de terapia e autoconhecimento, eu comecei a entender quem eu era, o meu valor e a minha capacidade, independente se alguém em algum momento da minha vida já tivesse falado que eu não podia ser ninguém pois estava fora dos padrões.
Então o meu melhor conselho é: viva seus sonhos! Busque se auto descobrir, se autoconhecer, acredite que você é capaz. Não deixem que ninguém te limite, sonhe e corra atrás para realizar o seu sonho”, finaliza.
15 outubro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções