Por Viviane Freitas | 3 dezembro, 2021 - 15:41
De Caarapó – interior de Mato Grosso do Sul para as arenas do México, Peru e Bósnia – país localizado na península balcânica, no sudeste da Europa. Sidinei Carmo é Multi Campeão de Muay Thai e Kickboxing e referência no mundo da luta. Com mais de 10 títulos estaduais, nacionais e internacionais, ele vive uma rotina tripla como pintor, professor e atleta para poder se sustentar e conquistar a meta de viver somente do esporte.
De família humilde, Sidinei relembra as dificuldades que superou ainda criança que o fortaleceu para focar em seu objetivo: “Minha infância foi um pouco difícil, sou de família humilde, pai pedreiro e mãe doméstica. Passamos um pouco de dificuldade na minha infância, porém, sempre superamos com alegria e com a casa cheia”, comenta.
Sidinei conta que casou cedo e permaneceu dez anos no relacionamento, que recebeu como presente o seu afilhado, agora pré-adolescente, João Ângelo, de 13 anos. O que ele não esperava era que anos mais tarde, seria ele que o conduziria a uma mudança de vida radical. “O meu amadurecimento e a oportunidade de aprender a ser um pai para o meu filho foi crucial para a minha caminhada”, se orgulha.
Por acaso ou destino, a luta entrou na vida de Sidinei sem pretensão e nunca mais saiu. “Um certo dia fui levar meu filho para fazer uma aula experimental de Jiu-Jitsu e o pessoal da academia me convidou para fazer também uma aula de artes marciais mistas, conhecida como MMA. “Foi paixão à primeira vista, desde então conheci, comecei a dedicar certa parte do meu tempo para o treino”, conta ao OSM.
Certa parte, pois, na época trabalhava como pintor – profissão que exerce há 12 anos. “Treinei dois anos nesta academia até a empresa onde eu trabalhava como pintor me mandar para a cidade de Naviraí – 367 km de Campo Grande, onde tive o primeiro contato com o Muay Thai”, relembra.
No terceiro semestre de 2017 ele foi transferido novamente, porém, desta vez para a cidade de Dourados. E foi na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, que começou a treinar na Fênix Team com o Professor Luan Dalmaso e se destacar na prática esportiva.
Em julho do mesmo ano, participou de sua primeira luta estreando com nocaute, ainda no primeiro round. E, ao longo dos últimos três anos, tem colecionado títulos Estaduais, Nacionais e Internacionais.
Sidinei viajou pelo mundo e já conheceu três países em nove cidades. Mas a luta que mais o marcou foi em sua cidade natal, em Caarapó. “Eu tinha acabado de chegar do Peru e a luta seria no outro dia, nem tive muito tempo para treinar, mas estava dedicado ao título. Lutei pelo cinturão da categoria 57 kg e ganhei, na minha própria cidade”, se orgulha.
Dividido entre a jornada tripla, entre pintar, dar aula e treinar, o atleta vence desafios todos os dias e comemora uma conquista muito importante: “Esse ano fui contemplado com o auxílio de bolsa atleta, o que tem me ajudado muito e significa um incentivo para continuar buscando o meu grande sonho que é viver somente da luta”, enfatiza.
Para as competições o atleta é apoiado por amigos e empresários, porém, muitas das vezes não é arrecadado o valor total. E quando isso acontece ele acaba complementando com dinheiro de seus dois outros trabalhos”, explica.
“Em 2018 com o incentivo do mestre Fabiano comecei a dar aulas de Muay Thai na minha cidade natal, em Caarapó”, conta. E complementa sobre mais um de seus novos desafios: “Como treinador me dedico aos meus atletas passando a minha experiência e continuo no ringue. Além de continuar competindo, tenho a missão de formar atletas e colocá-los para lutar”, avaliou.
Cansaço nenhum é capaz de parar uma pessoa determinada, e foi assim, que em 2018 e 2019 o atleta foi convocado para a Seleção Brasileira de Kickboxing, figurando o 1 º Lugar do Ranking nacional da Confederação Brasileira de Kickboxing (Low Kick 57 Kg). Além disso, ele também foi o atleta número 1 do Ranking da CBKB em 2020, desta vez em duas modalidades: K1 Rules e Kick Light (57 kg).
Visto por muitos como um nome fundamental para história do Mato Grosso do Sul no esporte individual e referência para jovens negros que veem no esporte, uma oportunidade para crescer e sonhar com um futuro real, possível e na contramão de todas as estatísticas.
“Posso afirmar que não é fácil, é muito cansativo. Mas o meu trabalho de pintor é minha principal fonte de renda. Até quando não sei, mas estou lutando pelo meu objetivo. Estou perto de quem eu amo, da minha família e do meu filho e fazendo o que gosto, que é lutar”, declarou o caarapoense Sidinei Carmoi.
24 novembro, 2024
Feito com amor ♥ no glorioso Estado de Mato Grosso do Sul - Design por Argo Soluções